Últimas Notícias

Construir uma casa com uma construtora vale a pena?

A construção de uma casa muitas vezes é a realização de um sonho que finalmente está sendo retirado do papel para se tornar realidade. É um momento de satisfação e alegria, mas de muito estresse, imprevistos e atrasos caso a obra não seja feita por uma empresa séria e com profissionais especializados.

Uma das principais dúvidas na hora de construir é quem contratar para realizar a obra: um profissional autônomo ou uma construtora? Na teoria, um pedreiro irá cobrar mais barato do que uma construtora, mas há riscos e gastos, principalmente de tempo do contratante, que não são calculados na proposta.

Isso porque ao realizar um projeto com um pedreiro, a pessoa precisará gerenciar a sua própria obra, fazendo o orçamento, compra e recebimento de todos os materiais; checando se tudo está sendo feito conforme planejado; administrando prazos e metas; realizando o controle financeiro; entre outras responsabilidades.

Há também situações em que o profissional não aplica os materiais corretamente, conforme a especificação da fábrica, ou ainda utiliza os produtos sem preocupação com a devida quantidade, gerando mais gastos e atrasos na obra.

“Mesmo contratando um profissional liberal, é necessário nomear um engenheiro responsável que deve assinar o projeto e cuidar de toda parte técnica e burocrática para que tudo seja executado dentro da lei e o proprietário não tenha problemas futuros com a prefeitura. Além disso, muitas vezes a construção é feita sem um contrato para reger todos os deveres, obrigações e prazos, levando o contratante a um desgaste grande, além de requerer uma dedicação enorme, que exige tempo e paciência ao longo de muitos meses”, explicou o engenheiro Pablo Batista.

Para o especialista, “ao optar por trabalhar com uma construtora, mesmo o custo sendo mais alto, todo o processo não terá surpresas com gastos extras e extensão de prazos. Além disso, toda a gestão da obra é realizada pela construtora, os próprios profissionais lidam com os problemas e os resolvem, sem incomodar o proprietário, tudo sem estresse”, completou o eng. Pablo, diretor da Construtora BAZACON, primeira franquia de construtora do país.

Entre as principais vantagens em realizar uma obra com uma construtora, estão:

• A tranquilidade de saber que o projeto está sendo desenvolvido por profissionais capacitados e qualificados, com registro perante os órgãos responsáveis;

• Melhor custo-benefício, uma vez que não há gastos extras durante a obra;

• Garantia constituída em contrato que os prazos e metas serão cumpridos;

• Mais rapidez e agilidade na execução das construções;

• Uso de materiais de alta qualidade, que refletirão na durabilidade da residência.

“Imagine entrar na casa nova, que foi um projeto tão desejado e sonhado, e ver que os pisos estão desnivelados, as paredes tortas, o revestimento mal colocado ou outros problemas comuns que acontecem quando a construção é feita por conta própria. Deve ser muito frustrante. Por isso a importância de desde o começo fazer a escolha certa e optar por profissionais que são qualificados para o trabalho e que fornecerão todas as garantias necessárias para entregar o lar que a família sempre quis”, finalizou o eng. Pablo, da Construtora BAZACON.