Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!
Noticias do Jornal Montes Claros
Noticias do Jornal Montes Claros

Antecipação do 13º para aposentados do INSS é publicada no DOU

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Segundo informações da Agência Brasil, foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), no dia 18 de março de 2022, decreto que possibilita a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em duas parcelas. A previsão é de 30,5 beneficiários.

O decreto estabelece que a primeira parcela será referente a 50% do valor do benefício, a ser paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio, juntamente às competências do mês. A segunda parcela, por sua vez, será paga entre 25 de maio e 7 de junho, com valor correspondente entre a diferença dos 50% antecipados e o total do abono do ano. Quem passou a ser contemplado pelo benefício após janeiro, receberá proporcionalmente. Aqueles que recebem por incapacidade temporária (o ex-auxílio-doença, terá uma parcela menor do décimo terceiro, segundo a duração do benefício). Beneficiários do Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial não possuem direito ao décimo terceiro.

INSS detalha comunicação à PF, em caso de saque indevido de benefício

Ainda sobre o tema, segundo a Agência Brasil, o INSS publicou, em 19 de abril de 2021, no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que instaura uma comunicação com a Polícia Federal (PF) ou com o Ministério Público Federal (MPF) em casos de saques indevidos em pagamentos feito após o óbito de beneficiários.

A portaria entrou em vigor no dia 3 de maio do ano passado e indica os dados que são necessários para a “adoção de medidas relacionadas à persecução penal” em combate a casos assim. Além do pagamento incorreto de benefício após o óbito, também estão inclusos a confirmação do óbito, o pagamento e o saque. “Após o encaminhamento dos dados ao MPF, haverá a comunicação à Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS para análise e providências a seu cargo”, dispõe a portaria.

Expectativa de vida no Brasil avança para 76,8 anos

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, no dia 25 de novembro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU) dados referentes à expectativa de vida no país. Segundo as informações, houve uma elevação dessa expectativa para 76,8 anos em 2020. Para aqueles que nasceram em 2019, a expectativa de vida média era até os 76,6 anos. Em cinco anos, houve um crescimento de 1,3 ano. Em dez anos, o crescimento foi de 3,3 anos.

 

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!