Últimas Notícias

Desenhos para crianças assistirem: por que escolher desenhos educativos?

Se é a primeira vez que você está pesquisando sobre desenhos para crianças assistir, provavelmente deve estar em dúvida sobre quais são as melhores escolhas.

E a resposta é: desenhos educativos! Simplesmente porque a criança aprende se divertindo.

Melhor ainda será se os pais assistirem junto com seus filhos, pois reforça as conexões afetivas e gera maior intimidade.

Portanto, para tirar todas as suas dúvidas sobre o que a criança tem a ganhar assistindo desenhos animados educativos, vale a pena continuar a leitura e conferir!

Desenhos para crianças assistir: quais as vantagens dos desenhos educativos

Antes de qualquer coisa, quando se trata de desenhos para crianças assistir, é importante lembrar que antes dos 3 anos, todos os especialistas desaconselham qualquer exposição às telas.

Por outro lado, independentemente da idade da criança, é essencial que os pais avaliem antes quais desenhos mostrar aos seus filhos, e claro, esteja sempre por perto.

Confira, a seguir, quais as vantagens dos desenhos educativos para os pequenos:

Os desenhos podem ser aliados no processo de aprendizagem

Os desenhos educativos podem ajudar no processo de aprendizagem da criança, e de uma forma lúdica, os pequenos podem aprender letras, números e cores.

No entanto, é necessário que o desenho seja adequado à faixa etária da criança, caso contrário, pode se tornar cansativo e não prender a atenção.

Estimular a criatividade

Outra vantagem dos desenhos para crianças assistir voltados para o lado educativo, é estimular a criatividade e a imaginação.

Esse mundo do faz de conta faz com que a criança se veja dentro daquele desenho e até mesmo crie uma nova versão para a história.

Além disso, os desenhos educativos instigam a curiosidade e os questionamentos, desenvolvendo um olhar crítico e buscando soluções para problemas.

Por fim, alguns conteúdos estimulam a autonomia e o raciocínio, por meio das interações com os personagens.

Ajuda no desenvolvimento da linguagem

Uma das características dos pequenos é repetir e imitar tudo o que escutam e veem.

Assim, ao ouvir o que os personagens dos desenhos estão falando, é uma oportunidade de enriquecer seu vocabulário, aprendendo termos e expressões novas.

Inclusive, existem muitos desenhos animados em outros idiomas, o que permite que a criança também desenvolva a linguagem em inglês, espanhol ou outro idioma.

Promove o bem-estar

Quando as crianças assistem desenhos, elas ficam mais relaxadas e felizes, proporcionando assim maior bem-estar.

No caso de crianças em idade escolar, esse bem-estar pode levar a mais concentração e facilidade na absorção dos conhecimentos.

Ensinamentos sobre convivência

Muitos desenhos trazem como temática o convívio do personagem principal com seus amigos, família…

Para isso, são abordadas situações bem parecidas com aquelas do cotidiano da criança, o que favorece sua identificação.

Por consequência, através dos desenhos, é possível transmitir valores, respeito, empatia, preconceito, tudo de uma forma bem leve.

Dicas de desenhos para crianças assistir

Seguindo essa linha dos desenhos educativos, selecionamos aqui alguns que geralmente as crianças adoram:

Dora, a Aventureira

É a história de Dora, uma menina de 7 anos que percorre o mundo com seu macaquinho.

Como os diálogos são baseados em perguntas, isso estimula o aprendizado por meio da repetição.

Além disso, há a inclusão de algumas palavras em inglês, o que desperta a curiosidade dos pequenos por aprender um novo idioma.

Masha e o Urso

Entre os desenhos para crianças assistir está Masha e o Urso, que conta as aventuras de Masha e seu animalzinho.

Grande parte das conversas entre Masha e seu urso estão relacionadas a temas como amizade, criatividade e lealdade.

Assim, as crianças acabam repetindo as mensagens transmitidas.

Max e Ruby

Para estimular nos pequenos o respeito às diferenças, o desenho Max e Ruby é uma ótima pedida.

É a história de dois irmãos coelhos com personalidades totalmente diferentes, e justamente por isso, acontecem muitos desentendimentos.

A partir daí, a criança é capaz de entender que não é porque o outro tem suas próprias particularidades que não é possível conviver.

Essas são apenas algumas sugestões de desenhos educativos, mas basta uma simples pesquisa na internet que você vai encontrar vários.

Apenas não se esqueça de selecionar o desenho de acordo com a idade da criança, bem como assistir antes de mostrar para seu filho.

Conclusão

Se a sua dúvida era sobre quais desenhos para crianças assistir são os melhores, sem dúvida, os desenhos educativos são uma ótima escolha.

Isso porque, podem contribuir para o desenvolvimento de competências ensinadas na escola, tudo de maneira lúdica e divertida!

No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, é de extrema importância que os desenhos sejam condizentes com a faixa etária dos pequenos, e mais importante, que os pais acompanhem o que seus filhos estão assistindo.

Às vezes, um desenho pode até indicar a classificação etária, porém, o conteúdo não é o mais adequado.

Por isso, antes de mostrar um desenho para seu filho, veja antes! Essa é a garantia que a criança terá apenas os efeitos positivos do desenho.