Últimas Notícias

SAP BTP pode reduzir custos em até 15%, aponta especialista

A adoção da plataforma SAP BTP (Business Technology Platform) pode trazer uma redução de custo de até 15% para as empresas que optam pela solução. A tecnologia, que oferece infraestrutura de nuvem e funcionalidades de desenvolvimento de aplicativos, automação e integração se integra a qualquer outro ERP – incluindo o SAP ECC e o S/4HANA.

Além da redução de custos operacionais, existe também um ganho de produtividade de cerca de 10%, apontou uma pesquisa realizada pelo IDC e publicada em novembro passado.

“A plataforma BTP oferece uma facilidade ímpar em tecnologias e processos, trazendo alguns pontos-chave como gerenciamento de APIs e os Open Connectors. Neste ambiente, inclusive, os usuários podem contar com soluções low-code, facilitando muito o desenvolvimento de integrações e aplicações customizadas. Os benefícios são ampliados quando o cliente já migrou ou já usa o S/4HANA Cloud”, explica Roberto Abreu, diretor de soluções da Blend IT, empresa especializada na implementação de soluções SAP.

Acelerando a inovação
Outro benefício que a plataforma BTP oferece é a diminuição do ciclo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. A pesquisa aponta que as empresas que utilizam a plataforma indicam uma redução substancial de 30% no tempo de inovação organizacional. “Essa aceleração não só reflete a eficiência do SAP BTP em facilitar o rápido desenvolvimento, mas também sublinha o seu papel na capacitação das empresas para responderem rapidamente à evolução das exigências do mercado”, explica Abreu.

E isso acontece também pela iniciativa que envolve o componente Open Connectors, parte do SAP Integration Suite e que oferece conectores que simplificam a conectividade e a integração com aplicações terceiras.

Cloud Connector: segurança para comunicação
Um dos maiores desafios da integração das novas tecnologias SAP na nuvem com o legado – ainda há uma considerável parcela de clientes SAP com a solução em ambiente on-premise – é garantir a segurança das informações. Para isso, a SAP oferece o Cloud Connector: uma aplicação que pode ser instalada em qualquer sistema operacional, garantindo a conexão segura com a nuvem SAP.

“A segurança é uma preocupação legítima, já que é no ERP que as empresas concentram suas informações mais sensíveis. O Cloud Connector ajuda a transpor a barreira da segurança sem precisar de soluções de terceiros para isso”, avalia Abreu.

Outro ponto importante é que o Cloud Connector permite resolver a delicada equação entre sistemas on-premise e conexão desses ambientes com a nuvem. Da forma mais tradicional, é preciso expor aplicações on-premise à internet ou fazer alterações no firewall – que podem abrir brechas para potenciais ataques, ainda mais quando se trata de ambientes legados. O Cloud Connector facilita essa integração, sem aumentar a exposição ao risco.

“Hoje, o ambiente SAP está mais do que preparado para os desafios mais complexos e para oferecer uma redução de custo substancial na migração para o ambiente na nuvem, com novas perspectivas”, finaliza Abreu.

Sobre a Blend IT
Com mais de 10 anos no mercado, a Blend IT é uma Consultoria de TI focada no cliente. A empresa tem foco em soluções comerciais e fiscais. É uma empresa especialista no desenvolvimento, integração, implantação e manutenção de aplicações nas plataformas SAP, Mastersaf, Microsoft e Mobile/Web.