Categorias: Beleza Mais Seções Últimas z-capa

Beleza – Alimentos benéficos para a saúde e beleza dos cabelos, pele e unhas

Compartihar

Para ter e manter a beleza em dia, sabe-se que é primordial ingerir alimentos e nutrientes adequados a nossa saúde.

A alimentação inadequada logo reflete nos cabelos, pele e unhas, sem esquecer que altera até mesmo o humor, além dos graves problemas de saúde que podem surgir.

Busca-se muitos tratamentos superficiais em clínicas de estética e salões de beleza, porém em alguns casos os resultados são pontuais o que dá a sensação de que foi resolvido, mas logo se vê novamente o velho problema dos cabelos, pele e unhas ressecadas, quebradiços, sem brilho e vida.

Sabemos que essa tarefa não é das mais fáceis, manter a beleza e a saúde em dia, até porque o problema começa em adquirir o hábito da boa alimentação, com todos os nutrientes necessários para compor e repor as perdas naturais que o nosso organismo sofre. Por isso, conversamos com dois profissionais de diferentes áreas para falar sobre o assunto. O médico nutrólogo, Dr. Alexander Gomes de Azevedo, que nos orientou sobre a importância e os benefícios da alimentação, nutrientes e as vítaminas para à saúde dos cabelos, pele e unhas. E a cabeleireira Vitória Ribeiro do salão de beleza DOME beauty club que deu uma dica sobre um tratamento e produto com nutrientes que auxiliam nesses cuidados.

Beleza – Alimentos benéficos para a saúde e beleza dos cabelos, pele e unhas

Dr. Alexander Gomes – Quais os alimentos que ajudam na saúde dos cabelos, pele e unhas?

Temos que consumir alimentos ricos em proteínas (de boa qualidade) e alimentos fontes de vitaminas e minerais.

Proteínas de boa qualidade como peixes (ricos em ômega-3), ovos e carnes magras. O leite e derivados também são importantes por ser uma boa fonte de cálcio e ainda contém boas proteínas, assim como a soja.

As frutas, verduras e legumes contêm vitaminas e minerais que são essenciais na construção e na qualidade dos cabelos e unhas.

Dr. Alexander Gomes –  A alimentação interferi no crescimento dos cabelos e unhas?

Sem dúvida! Uma dieta pobre em proteínas pode levar a queda de cabelos e enfraquecimento das unhas, já que as proteínas são fundamentais para o crescimento dos cabelos e unhas, enquanto que uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode levar a uma queda de cabelos e unhas quebradiças, já que eles são essenciais para a sua formação e crescimento.

Não devemos esquecer que a boa ingestão de água é fundamental para a saúde em geral, pois além de hidratar, ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo.

Dr. Alexander Gomes  – O Ômega 3 e 6 estão sendo utilizados em shampoos o senhor acha que isso funciona nesses cosméticos, produtos de beleza ou somente sendo ingeridos, eles complementam o tratamento interno com o externo?

Para o couro cabeludo absorver os ômegas dos shampoos é necessário que eles estejam na forma de micro ou nanocápsulas, o que geralmente não acontece nas formulações comuns, somente em alguns produtos de ótima qualidade e procedência. No caso dos produtos comuns não teria nenhum efeito benéfico ao organismo, pois não seriam absorvidos, sendo importante o seu consumo diário na dieta ou suplementar através de cápsulas gelatinosas.

Os fios de cabelo são tecidos sem vida, formados por uma proteína chamada queratina, o mesmo material que compõe as unhas. Para mantê-lo saudável, o sangue precisa estar repleto de nutrientes para alimentar os folículos do couro cabeludo, de onde nascem novos fios.

Dr. Alexander Gomes  – O senhor pode nos dar algumas dicas de alimentos que são aliados aos cuidados da beleza? Sim, podemos falar sobre alguns, como:

Ômega-3
Fontes: Salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça
Ação: Antiinflamatória. Aumenta o colesterol bom e protege os vasos sanguíneos.

Vitamina A
Fontes: Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados
Ação: Antioxidante. Auxilia no tratamento da acne e queda de cabelos.

Betacaroteno (precursor da Vitamina A)
Fontes: Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate.
Ação: Funções idênticas às da Vitamina A.

Vitamina C
Fontes: Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate.
Ação: Antioxidante. Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.

Vitamina E
Fontes: Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho.
Ação: Antioxidante e antiinflamatória. Importante para prevenir a oxidação do ômega-3.

Magnésio
Fontes: Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar.
Ação: Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular.

Selênio
Fontes: Grãos integrais, peixes, castanha do Pará.
Ação: Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos.

Zinco
Fontes: Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos.
Ação: Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico.

Licopeno
Fontes: Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba, melancia.
Ação: Antioxidante e antiinflamatório. Atua na cicatrização, previne câncer de próstata.

Polifenóis
Fontes: Sementes de uva, ameixa, suco de uva.
Ação: Antioxidante e antiinflamatória. Protege os vasos sanguíneos

Mas é importante salientar que somente com os alimentos não é possível repor todos os nutrientes que o corpo necessitada no dia-a-dia. Ainda mais se levarmos em consideração os compromissos diários, onde as pessoas sacrificam a alimentação, não praticam exercícios físicos e não mantêm uma vida saudável no aspecto geral.

Já, a cabeleireira Vitória Ribeiro do salão de beleza DOME beauty club diz que os clientes estão cada vez mais conscientes da necessidade de tratamentos para manter a saúde e estrutura dos fios dos cabelos.

O fato de colorir, descolorir, alisar, encaracolar, entre tantos outros procedimentos geram problemas caso o cliente não realize o tratamento adequado, não se preocupando com todo o desgaste proporcionado, sem trata-los usando os produtos adequados.

A cabeleireira comenta “Temos um tratamento de luxo que realizamos no Dome Beauty club que oferece todos esses benefícios, além de reduzir o frizz, tem ação antiage e antioxidante o que mantêm os cabelos condicionados, fechando a cutícula e combatendo as pontas duplas.

Devido a composição do produto que contêm o “Ômega-6” que ajuda a promover o crescimento do cabelo, pele, melhorar a função nervosa e vascular, e atua como um antioxidante natural. Hoje são usados em formulação para os cabelos, ajudando assim a reconstruir a estrutura capilar finalize Vitória.

Produto indicado – Moroccan Argan oil Keune/ So Pure natural Balance Moroccan (Serum leve não oleoso).

O segredo então é conciliar a alimentação adequada para cada pessoa, fazendo a suplementação alimentar para repor o que o organismo não consegue produzir sozinho e também intensificam os tratamentos estéticos e de beleza nos salões, porém, lembrando que somente os cuidados externos com os cabelos, pele e unhas não são suficientes para manter a beleza em dia.

Por Liliane Daquino

Olá leitor, o portal Jornal Montes Claros utiliza cookies. Ao navegar no nosso portal você aceita os termos de utilização.

Politica de Privacidade