Categorias: Cultura MOC Últimas z-capa

Montes Claros – Universitários lançam documentário sobre o Padre Alvimar‏

Compartihar

“Sacerdos”, documentário produzido por acadêmicos bolsistas dos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Pedagogia, História, Direito e Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3/11), O trabalho narra a trajetória religiosa e acadêmica do professor Antônio Alvimar de Souza, docente do departamento de Filosofia da Unimontes.

Montes Claros – Universitários lançam documentário sobre o Padre Alvimar‏

O grupo é formado por 12 alunos, que integram o Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PETCRE) da Unimontes. O material foi elaborado durante um ano e meio com a participação direta dos “petianos”, que acompanharam as atividades paroquiais e acadêmicas do professor. Para os organizadores, “todo o conteúdo audiovisual é uma tentativa de aproximação das peculiaridades da vida sacerdotal no catolicismo na relação e diálogo com a realidade daqueles que optam por uma vida consagrada, bem como seus medos, anseios e perspectivas.

Padre Alvimar

A trajetória do Padre Alvimar é a segunda produção da equipe sob a tutoria da professora Ângela Cristina Borges, tutora do PETCRE e chefe do departamento de Filosofia. “A iniciativa do documentário acontece diante da necessidade de olhar para os elementos do cotidiano a partir da ótica do sagrado e o repensar nas relações humanas, que são estabelecidas com o transcendental na sociedade moderna”, relatou a professora.

O programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião é um instrumento de integração e aprofundamento científico que oportuniza a aproximação das questões religiosas com os debates acadêmicos. O programa é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

CONVIDADO

Para a solenidade de lançamento do documentário, foi convidado o professor Flávio Senra, pós-doutor em Filosofia e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O profissional é autor de estudos sobre o senso religioso contemporâneo.

Olá leitor, o portal Jornal Montes Claros utiliza cookies. Ao navegar no nosso portal você aceita os termos de utilização.

Politica de Privacidade