Inicio » Mais Seções » Saúde » Como combater a ansiedade e a depressão

Como combater a ansiedade e a depressão

Como combater a ansiedade e a depressão

Consideradas o mal do século, essas doenças devem ter suas causas tratadas

Atualmente, a ansiedade e a depressão são consideradas por muitos como o mal do século XXI. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje existem cerca de 350 milhões de pessoas com depressão no mundo. Já a ansiedade é uma doença que, por vezes, é banalizada, no entanto, estima-se que 24% das pessoas com ansiedade acabam evoluindo o quadro para uma depressão.

Como combater a ansiedade e a depressão
Como combater a ansiedade e a depressão

 

Os sintomas das duas doenças são muito parecidos, eles afetam o humor e emoções, mas também podem apresentar manifestações físicas como fadiga, insônia, pouca concentração e inquietação. A depressão, no entanto, é ainda mais agravante, sendo caracterizada por tristeza profunda, ausência de prazer, perda de interesse nas atividades cotidianas, baixa autoestima e sentimento de culpa.

As duas doenças também possuem causas muito semelhantes, e muitas pessoas convivem com as duas simultaneamente. Por isso, é preciso saber quais as causas e seus tratamentos, para que assim, o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida.

Causas e tratamentos

Segundo o nutrólogo e precursor da medicina bioortomolecular no Brasil, Dr J Bussade, que também é mentor científico da Bothanica Mineral®, é muito importante tratar as causas desses problemas e não apenas os sintomas, como ocorre normalmente na medicina tradicional.

Segundo o especialista, uma das principais causas da ansiedade e da depressão é a má alimentação, pois, atualmente as pessoas não sabem comer. Um dos maiores vilões da alimentação, segundo Dr J Bussade, é o carboidrato. O médico afirma que o ser humano não precisa da enorme quantidade de carboidratos que normalmente ingerimos. Outros alimentos que podem causar a depressão são os junk foods, alimentos ultra processados, industrializados, trigo, leite e derivados. Por isso, é muito importante que a pessoa tenha uma alimentação equilibrada.

Dr J Bussade alerta que tratar a ansiedade e a depressão com remédios como antidepressivos não resolve, pois, além de poder viciar e causar dependência, esses medicamentes tratam apenas os sintomas e não as causas das doenças, por isso, não há uma cura. Ele também aponta que a diminuição da melatonina é uma das causas da doença e que é preciso controle. “A melatonina regula o relógio biológico da pessoa e, portanto, o sono. A falta de sono pode aumentar ainda mais a ansiedade e depressão”, declara.

O médico também ressalta o mau hábito que muitas pessoas têm de dormirem com as luzes acesas. Ele afirma que essa atitude prejudica uma boa noite de sono. É preciso dormir com tudo escuro, porque com luzes acesas a pessoa não chega ao sono mais profundo, que é aquele que realmente proporciona o descanso e que estimula o corpo a produzir melatonina. Ele ainda indica que quando a pessoa for no banheiro durante à noite, o mais indicado é que continue com as luzes apagadas e, se possível, utilize uma lanterna na cor vermelha para iluminar o caminho. Outro hábito que precisa ser tratado é o sedentarismo. É importante fazer exercícios físicos regularmente.

Além disso, uma das principais causas de ansiedade e depressão é o estresse, pois ele atua na microbiota do corpo, fazendo com que a pessoa não produza mais serotonina e melatonina.

Sobre o Dr J Bussade

Introdutor da Prática Medica Ortomolecular no Brasil | CRM 14.558/SP. Nutrólogo, Médico Clínico, Generalista, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Coloproctologista e Nutrólogo. Pioneiro Mundial da Prática Estética Ortomolecular; Introdutor da Medicina Estética no Brasil; Um dos Precursores da Prática Médica Ortomolecular na América Latina; Estudioso da Nutrição, Homeopatia e Fitoterapia. Participante ativo como palestrante Oficial dos primeiros Congressos Internacionais de Estética, Medicina Estética e Pratica Médica Ortomolecular no Brasil com mais de 47 anos de experiência profissional. Também é ativo pesquisador nas áreas de antiaging e nutrologia. Mentor científico da Bothanica Mineral®.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *