SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Presidente do TRE pede que eleitores de Montes Claros façam a biometria o quanto antes

Montes Claros – Presidente do TRE pede que eleitores de Montes Claros façam a biometria o quanto antes

Montes Claros – Presidente do TRE pede que eleitores de Montes Claros façam a biometria o quanto antes

Montes Claros – O desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE, está em Montes Claros neste início de semana. Em entrevista à imprensa local, ele ressaltou a importância da biometria para a segurança do processo eleitoral e recomendou que os eleitores não deixem para fazer o recadastramento na última hora. Em Montes Claros, o prazo termina em 21 de fevereiro de 2020. Nas demais cidades da região (Glaucilândia, Itacambira, Mirabela, Patis), varia entre 10 de outubro e 17 de dezembro deste ano. “Devemos evitar aquele hábito do brasileiro em deixar tudo para a última hora”.  Rogério Medeiros destacou ainda que o recadastramento biométrico é um procedimento simples para o eleitor e que a Central tem acessibilidade para idosos e deficientes, bastando levar a documentação necessária.

Montes Claros - Presidente do TRE pede que eleitores de Montes Claros façam a biometria o quanto antes
Montes Claros – Presidente do TRE pede que eleitores de Montes Claros façam a biometria o quanto antes

 

Montes Claros é a cidade mais populosa do norte de Minas e conta com 268.956 eleitores, dos quais 122.599 (o que representa 46% do eleitorado) encontra-se biometrizado. A visita do presidente do TRE ao município tem como principal objetivo fomentar o recadastramento biométrico, que é obrigatório na cidade.

Palestra sobre as eleições 2020

Ao longo da tarde, o desembargador Rogério Medeiros ministrou a palestra “Cenário das próximas eleições municipais 2020”, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Ele falou sobre as novidades relacionadas às próximas eleições. Rogério Medeiros explicou que a legislação vigente não permite coligações para as eleições proporcionais e esclareceu dúvidas dos vereadores e prefeitos presentes no auditório. Além disso, o desembargador ressaltou a necessidade de os partidos e candidatos ficarem atentos à legislação que trata da aplicação das cotas de gênero nas eleições 2020, especialmente no que se refere ao estímulo à participação feminina. O magistrado citou decisão recente do TSE relacionada ao assunto.

Aproveitando o auditório cheio de prefeitos e vereadores, o presidente do TSE pediu o apoio de todos ao projeto da biometria, explicando que no ciclo atual o recadastramento é obrigatório em 175 cidades. “É muito importante que fiquem atentos às datas fatais em cada município”, reforçou.

Rogério Medeiros disse que essas serão as primeiras eleições municipais após o rezoneamento eleitoral realizado em 2017, o que será um desafio para a Justiça Eleitoral. Sobre as novas tecnologias, o desembargador falou que há avanços que são inegáveis como a urna eletrônica, que traz segurança e agilidade ao processo eleitoral, e também o Processo Judicial Eletrônico, que em 2020 será utilizado em toda a Justiça Eleitoral. Por outro lado, a propagação de notícias falsas na internet é um desafio para a sociedade. “O melhor remédio, nesses casos, é a informação verdadeira apresentada com agilidade, em tempo real”, disse. Ao final do evento, o magistrado conclamou os presentes a fazerem uma campanha limpa, evitando as notícias falsas e pediu a todos que verifiquem informações e que só compartilhem quando tiverem certeza dos conteúdos.

No auditório da Amams, Rogério Medeiros foi saudado pelo prefeito de Januária, Marcelo Félix, presidente da associação, pelo juiz diretor do foro eleitoral da cidade, Vitor Almeida, e pelo deputado estadual José Reis, ex prefeito de Bonito de Minas.

Agenda

Na manhã desta segunda-feira, Rogério Medeiros se reuniu com servidores e juízes dos cartórios eleitorais da cidade (ZEs 184, 185 e 317), e falou sobre o empenho para o sucesso da revisão biométrica.

Nesta terça-feira, o presidente tem compromisso, às 9h30, na Câmara Municipal de Montes Claros, localizada na rua Urbino Viana, 600, bairro Vila Guilhermina. Lá ele vai se reunir com presidente da Câmara, Marcos Mem. Antes de deixar o município, ele ainda se encontra com o prefeito Humberto Souto, às 11h, em busca do apoio do poder executivo no fomento à biometria.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *