Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Minas Gerais » MG – Acesso à tecnologia auxilia Bombeiros no atendimento as ocorrências em Minas

MG – Acesso à tecnologia auxilia Bombeiros no atendimento as ocorrências em Minas

MG – Acesso à tecnologia auxilia Bombeiros no atendimento as ocorrências em Minas

MG – Uma operação realizada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), na madrugada da última segunda-feira (30), na Serra do Cipó, região metropolitana de Belo Horizonte, contou com o auxílio de um drone, que vem sendo cada vez mais utilizado para operações como busca de pessoas desaparecidas, salvamentos, combate a incêndios florestais e muitas outras ações.

MG - Acesso à tecnologia auxilia Bombeiros no atendimento as ocorrências em Minas
MG – Acesso à tecnologia auxilia Bombeiros no atendimento as ocorrências em Minas

 

Na operação realizada na Serra do Cipó, a ocorrência era de uma pessoa que havia se perdido na trilha da serra. Com o local escuro, a alternativa adotada para que fosse realizada a operação foi a acionamento de um drone que contava com uma câmera térmica, que capta imagens da movimentação. A partir daí foi possível localizar as três pessoas que estavam perdidas.

O capitão e coordenador do programa de drones do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Kleber Castro, comentou sobre como o uso desse equipamento colabora e agiliza os processos realizados. “Os drones são fundamentais, porque poderão atuar em busca e salvamento, combate a incêndio urbano, combate a incêndio florestal, acidentes com produtos perigosos e várias outras ocorrências de defesa civil, que o bombeiro sempre atua. É uma visão diferenciada que aumenta a segurança operacional e aumenta a efetivadade em campo”.

O capitão ainda falou sobre o papel do drone no combate as queimadas que vem atingindo todo Estado neste ano. “Iniciando muito cedo quando há apenas fumegação, pouca fumaça. O drone pode voar identificar essa fumaça e fazer um combate a incêndio muito mais eficaz e preventivo, não deixando esse incêndio avançar”.

A equipe vem utilizando cada vez mais em suas atividades os drones. No final de agosto, os militares formaram 18 pilotos de aeronaves remotamente pilotadas, que são drones que desempenham uma função de monitoramento aéreo.

Os drones utilizados pelos bombeiros contam com duas câmeras, sendo uma visual e uma termal, essa exerce função de captação através de mapa de calor.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *