Inicio » Nacional » Brasil – Da região Sudeste, Minas Gerais é pior em saneamento básico

Brasil – Da região Sudeste, Minas Gerais é pior em saneamento básico

Minas Gerais melhorou o acesso à rede coletora de esgoto, mas não acompanhou o crescimento dos demais Estados e caiu de terceiro para quinto no ranking de acesso a esse item, atrás de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A informação é um dos destaques da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Brasil - Da região Sudeste, Minas Gerais é pior em saneamento básico
Brasil – Da região Sudeste, Minas Gerais é pior em saneamento básico

Último na região Sudeste quanto à situação sanitária, o Estado aumentou o acesso à rede coletora de esgoto, de 2012 para 2013, de 77,3% para 78,2% dos domicílios. Ainda assim, Minas está bem à frente da média nacional, que aponta que apenas 59% das residências brasileiras têm acesso ao item.

Já o acesso dos mineiros à energia elétrica, por exemplo, não avançou, mas já chega a praticamente todas as casas: 99,8%.

Inclusão

Mais da metade dos domicílios mineiros possuem um microcomputador. Os dados da Pnad mostram que, em 2012, 47% dos domicílios possuíam o aparelho. Esse número cresceu para 51% em 2013 e, pela primeira vez, o computador está em mais da metade das residências mineiras.

Outros itens que tiveram crescimento mais significativo foram carro (passou de 45,7% para 48,2%) e máquina de lavar roupas (passou de 49,6% para 54,1%). Alguns itens tiveram redução comparando os dois anos (2012 e 2013), como o filtro de água, o freezer e o DVD.

image (2)


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).