FENICS 2019 - ACI

Inicio » Colunistas » José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Coluna do José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre Quando cito em minhas palestras e escritos os educadores, procuro dirigir-me não apenas aos heroicos profissionais dessa vocação, aos que realmente merecem essa deferência, contudo, àqueles que recebem de Deus (todos nós) a missão de encaminhar pela estrada correta as futuras gerações. E tantas vezes – …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – A intrepidez feminina

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – A intrepidez feminina Há exemplos de extraordinárias mulheres em todos os cantos do mundo, desde as mais destacadas às mais simples, a começar pela mais singela das mães. Uma delas é “a doceira de Goiás”, no vasto interior do Brasil. Trata-se da exímia poetisa Cora Coralina (1889-1985). Aos 75 anos de idade, apenas contando com instrução primária, …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Hiroshima

Coluna do Paiva Netto – Hiroshima Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Vá sem pressa, faça uma prece!

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Vá sem pressa, faça uma prece! Sempre tenho chamado a atenção das pessoas para que tomem cuidado com o trânsito nas estradas e nas metrópoles. Há muitos anos, num editorial do conceituado jornal brasileiro Folha de S.Paulo, encontrei este pensamento de Goethe (1749-1832), famoso vate e escritor alemão: “A morte é, de certa forma, uma impossibilidade que, de repente, …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Caridade e Meritocracia Divina

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Caridade e Meritocracia Divina Quando Deus criou os Universos, o fez por espírito de Caridade. E, quando passou à Sua criação cósmica o sentido do livre-arbítrio (relativo), também usou de Caridade, para que cresçamos pelo nosso esforço, de modo que, um dia, possamos merecer o Seu Reino Espiritual, que vem baixando a nós ao toque da Sétima …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Vencendo as diferenças

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Vencendo as diferenças O dia 25 de junho marca a adoção pela ONU (Organização das Nações Unidas) da Declaração e Programa de Ação de Viena (1993). Consta lá, entre seus 100 tópicos, que “a Conferência Mundial sobre Direitos Humanos considera a educação, o treinamento e a informação pública na área dos direitos humanos elementos essenciais …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Tudo é questão de mentalidade

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Tudo é questão de mentalidade Aprecio bastante um pensamento da famosa fotógrafa alemã, radicada nos Estados Unidos, Ruth Bernhard (1905-2006): “Devo morrer jovem, independentemente da idade em que esse evento ocorra”. Essa reflexão vem ao encontro do que sempre digo aos moços das Instituições da Boa Vontade (IBVs)*, independentemente de quantos anos possuam: Jovem é aquele que mantém o …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Sejamos sempre como namorados!

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Sejamos sempre como namorados! Doze de junho, Dia dos Namorados! Quando a gente ama, as primaveras e alguns invernos (risos) vão passando, e até a aparência corporal não perde a graça. Falo de Amor, é claro! Amor é como o cinquentenário que reuniu por tantos anos Zélia (1916-2008) e Jorge Amado (1912-2001): “Tomo da mão de minha namorada, cúmplice da …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – A virtude da temperança

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – A virtude da temperança Não haverá Paz duradoura enquanto prevalecerem privilégios injustificáveis, que desonram a condição humana, pela ausência de Solidariedade, que deve iluminar homens e povos. Escreveu Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865): “A paz obtida com a ponta de uma espada não passa de uma simples trégua”. Por isso, nestes milênios de “civilização”, milhões morreram sob …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – A virtude da paciência

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – A virtude da paciência A respeito do fundamental exercício da paciência na vida dos seres humanos, transcrevo a página “O mais difícil”, de autoria do Espírito Hilário Silva, no capítulo 10 do livro A vida escreve. Reproduzo aqui o texto da forma que o saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979) magistralmente a interpretava durante suas pregações da Hora do Ângelus, …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Riscos das novas gerações

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Riscos das novas gerações Aproveitemos o Dia Nacional de Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes (18 de maio) para refletir seriamente sobre o futuro das novas gerações, ameaçadas, desde já, pela prática hedionda de crimes como a exploração sexual. Sem contar o crescimento da violência envolvendo-as, as inomináveis pedofilia e efebofilia, até em …

Leia Mais »

Coluna do Paiva Netto – Protótipo de um mundo melhor

José de Paiva Netto

Coluna do Paiva Netto – Protótipo de um mundo melhor Ao assistirmos às cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos, enquanto desfilam, diante dos nossos olhos, centenas de nações representadas por seus mais destacados atletas, somos levados a refletir sobre a magia benéfica das Olimpíadas. O esporte é capaz de congregar, nem que apenas durante a sua realização, as mais díspares …

Leia Mais »