Inicio » Mais Seções » Ciência

Ciência

Notícias sobre Ciência

Nova espécie de Phyllanthus em homenagem a Min. Cármen Lúcia Antunes Rocha

Nova espécie de Phyllanthus em homenagem a Min. Cármen Lúcia Antunes Rocha

Nova espécie de Phyllanthus em homenagem a Min. Cármen Lúcia Antunes Rocha   Nesta sexta-feira (21/04/2017) foi publicado, pela revista científica neozelandesa Phytotaxa, o artigo intitulado “Phyllanthus carmenluciae, a supreme species of Phyllanthus (Phyllantaceae) from Brazil”. Esta importante descoberta é uma homenagem, da primeira autora, a Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha (STF) por seu exemplo de mulher, acadêmica e jurista, destacando-se por sua visão …

Leia Mais »

Pesquisa com veneno de aranha pode gerar remédio para disfunção erétil

A aranha armadeira tem esse nome pela sua posição de defesa: ela se apoia sobre as pernas traseiras e ergue as dianteiras para dar o bote no possível agressor

Pesquisa com veneno de aranha pode gerar remédio para disfunção erétil A picada da aranha armadeira pode provocar, nos homens, o priapismo. Trata-se de uma ereção involuntária e dolorosa que, se não for tratada, pode levar à necrose do pênis em alguns casos. No laboratório, porém, cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed) …

Leia Mais »

Estudo liga vírus à ‘doença do glúten’

Estudo liga vírus à 'doença do glúten'

Estudo liga vírus à ‘doença do glúten’ As infecções por vírus da família reovírus são bastante comuns e, até agora, eram consideradas inofensivas e assintomáticas. Mas, de acordo com um novo estudo, os reovírus podem desencadear no sistema imune da pessoa infectada uma resposta ao glúten, que leva ao desenvolvimento da doença celíaca. A análise, publicada ontem na revista Science, …

Leia Mais »

Estudo associa sono e envelhecimento

Estudo associa sono e envelhecimento

Estudo associa sono e envelhecimento Não é difícil observar que as pessoas, à medida que se tornam mais velhas, dormem menos e acordam cada vez mais durante a noite.   Para entender as causas desse fenômeno, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos analisou uma série de estudos científicos e concluiu que, ao envelhecer, se perde gradualmente a capacidade de …

Leia Mais »

Jornal Montes Claros participa da Hora do Planeta 2017

Jornal Montes Claros participa da Hora do Planeta 2017

Jornal Montes Claros participa da Hora do Planeta 2017  No próximo dia 25 de março o JORNAL MONTES CLAROS participa, pelo 7º ano consecutivo, da Hora do Planeta, evento mundial no qual, durante uma hora, cidades do mundo todo apagam suas luzes em combate ao aquecimento global.   Assim como nos anos anteriores, o Jornal Montes Claros  não poderia ficar …

Leia Mais »

Pesquisadora cria adesivo para identificar se o frango está adequado para o consumo

Pesquisadora cria adesivo para identificar se o frango está adequado para o consumo

Pesquisadora cria adesivo para identificar se o frango está adequado para o consumo Uma pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) desenvolveu um adesivo que, em contato com a carne de frango, é capaz de identificar se ela está própria ou imprópria para o consumo de acordo com o frescor do alimento. Em caso positivo, a “carinha feliz” impressa …

Leia Mais »

Eclipse da Lua pode ser visto hoje em todo o Brasil

Eclipse da Lua pode ser visto hoje em todo o Brasil A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira (10/02/2017), será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte.   O eclipse penumbral é um …

Leia Mais »

Quanto mais tempo no smartphone, mais chances de divórcio

Cuidado. O mal-estar gerado pelo hábito de trocar o parceiro pelo celular leva a discussões e deteriora a relação

Quanto mais tempo no smartphone, mais chances de divórcio Um casal divide uma mesa em um restaurante ou está sentado lado a lado no sofá de casa. Uma das partes quer conversar, mas do outro lado, a reação vem em forma de silêncio – ou, pior, o olhar para baixo… O motivo? Seu interlocutor está – para desespero e raiva …

Leia Mais »

Gel alternativo à vasectomia funciona em macacos

Gel alternativo à vasectomia funciona em macacos

Gel alternativo à vasectomia funciona em macacos Um gel injetável que foi administrado em macacos se revelou eficaz para prevenir a gravidez, afirma um estudo publicado nesta terça-feira (07/02/2017) e que pode significar uma solução, potencialmente reversível, para os homens que desejam evitar a vasectomia.   As mulheres contam com várias opções de controle da natalidade, enquanto para os homens …

Leia Mais »

Telescópio russo de alta tecnologia começa a operar este mês no Sul de Minas

O Observatório do Pico dos Dias receberá telescópio russo

Telescópio russo de alta tecnologia começa a operar este mês no Sul de Minas O telescópio russo que está sendo montado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, no Sul de Minas, começará a operar no fim deste mês. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o processo de montagem, que começou em novembro do ano …

Leia Mais »

Jiboia mais rara do mundo é encontrada na Mata Atlântica

Cobra da espécie Corallus cropanii é redescoberta, 60 anos após o seu último registro vivo

Jiboia mais rara do mundo é encontrada na Mata Atlântica Cobra da espécie Corallus cropanii é redescoberta, 60 anos após o seu último registro vivo, no Vale do Ribeira por pesquisadores do Instituto Butantan e do Museu de Zoologia da USP.   Pesquisadores do Instituto Butantan e do Museu de Zoologia da USP anunciam a redescoberta da cobra da espécie …

Leia Mais »

Primatas em risco – Extinção de até 60% das espécies pode impactar a humanidade

NO TOPO – Em relação à diversidade de primatas, o Brasil conta com mais de cem espécies do grupo; somente Madagáscar chega perto dessa abundância

Primatas em risco – Extinção de até 60% das espécies pode impactar a humanidade O parentesco próximo com o ser humano não tem sido suficiente para dar algum sossego às cerca de 500 espécies de primatas que existem mundo afora.   Muito pelo contrário: 60% dos macacos, lêmures e outros bichos do grupo correm risco de sumir do mapa neste …

Leia Mais »
EV SSL Certificate