Inicio » Mais Seções » Saúde

Saúde

Notícias de Saúde

SUS vai oferecer novo remédio contra hepatite ‘C’

SUS vai oferecer novo remédio contra hepatite 'C'

SUS vai oferecer novo remédio contra hepatite ‘C’ Portaria do Ministério da Saúde publicada  nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União incorpora o medicamento Sofosbuvir em associação ao Velpatasvir para o tratamento da hepatite Crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).   De acordo com o texto, o prazo máximo para efetivar a oferta na rede pública é de …

Leia Mais »

Esperança contra o câncer: revolucionária, imunoterapia tem menos efeitos colaterais

Esperança contra o câncer: revolucionária, imunoterapia tem menos efeitos colaterais

Esperança contra o câncer: revolucionária, imunoterapia tem menos efeitos colaterais Fortalecer o sistema imune, “desmarcar” o tumor e fazer com que o próprio corpo combata o câncer. Essa é a forma mais didática de explicar a ação dos imunoterápicos, medicamentos que fazem parte do mais recente tratamento contra o mal.   A descoberta, que revolucionou especialmente o combate ao melanoma …

Leia Mais »

Pesquisa da UFMG mostra fármaco que protege coração de mulheres na luta contra câncer de mama

Pesquisa da UFMG mostra fármaco que protege coração de mulheres na luta contra câncer de mama

Pesquisa da UFMG mostra fármaco que protege coração de mulheres na luta contra câncer de mama Pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina da UFMG apresentou os benefícios de um fármaco na proteção do coração de pacientes que enfrentam quimioterapia. Certos medicamentos podem impactar no funcionamento do órgão de parte das mulheres em tratamento contra o câncer de mama. O remédio …

Leia Mais »

Rápido atendimento a infartado pode reduzir riscos de danos ao coração

O tempo de atendimento é crucial também para minimizar riscos de danos ao coração

Silenciosamente, de forma lenta e assintomática, placas de gordura vão se formando dentro das artérias que irrigam o coração. Do lado de fora, nenhum sinal aparente, mas, de forma abrupta, uma delas entope causando sofrimento ao músculo no processo chamado infarto. Aguda, a situação requer atenção máxima e socorro imediato. Em 30% dos casos, os ataques são fatais. A cada …

Leia Mais »

Varizes são um problema de saúde

Varizes são um problema de saúde

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos brasileiros têm essa doença1   O primeiro aspecto a ser abordado quando o assunto é varizes é a desmistificação de que esse é um problema puramente estético. Quando não tratadas adequadamente, elas podem ter consequências graves no longo prazo. Por isso, o ideal é visitar um cirurgião vascular com brevidade logo …

Leia Mais »

Cinco cuidados essenciais para o paciente com Alzheimer

Cinco cuidados essenciais para o paciente com Alzheimer

Alzheimer (DA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso que acarreta alterações progressivas da memória, do comportamento e da funcionalidade. É considerada uma enfermidade relacionada ao envelhecimento, embora também esteja associada a fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis sanguíneos de colesterol, estilo de vida sedentário, obesidade, baixa escolaridade e até mesmo isolamento social e sintomas depressivos. …

Leia Mais »

Setembro Amarelo – A relação entre a ‘geração do quarto’ e o suicídio entre jovens

A internet é o espaço de interação para a geração do quarto

Depois da violência e dos acidentes de carro, o suicídio é a maior causa de mortes entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.   No mundo, é a segunda maior causa de óbitos nessa faixa etária, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas por que pessoas estão dando fim à vida justamente …

Leia Mais »

Febre emocional poderá ser tratada após pesquisa da UFMG

Febre emocional poderá ser tratada após pesquisa da UFMG

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete ajudar pessoas que sentem o corpo aquecer, transpirar ou a pele avermelhar diante de situações de estresse. Trata-se da febre emocional, mecanismo corporal que não é resolvido com o uso de anti-inflamatórios e antitérmicos.    Um exemplo de febre psicogênica, como é cientificamente tratada, acontece quando o indivíduo precisa falar …

Leia Mais »

Saiba o que é a síndrome de Guillain-Barré, que acomete personagem Rochelle

Após se machucar e fazer uma bateria de exames, Rochelle descobre que ela tem a síndrome de Guillain-Barré

Após ser expulsa de casa por Roberval (Fabricio Boliveira), Rochelle (Giovanna Lancellotti) se machucou após cair sobre uma mesa na novela Segundo Sol, exibida no horário das 21h, na Rede Globo.   Após ser levada para o hospital e fazer uma bateria de exames, a persongem descobre que ela tem a síndrome de Guillain-Barré. Mas, afinal, que doença é essa? …

Leia Mais »

Remédios para combater doenças graves podem gerar disfunções sexuais

A disfunção erétil é tão conhecida quanto apavorante para eles

Desejo, excitação e orgasmo são estágios espontâneos da atividade sexual bastante relevantes para a satisfação do indivíduo. No entanto, a naturalidade do processo é ameaçada por algumas classes de medicamentos que têm como possíveis efeitos colaterais as temidas disfunções sexuais. Além desse fator, outros podem trazer prejuízos à participação ou mesmo à performance em uma relação, como questões psicológicas, sociais …

Leia Mais »

Lei antifumo e política de preço dos cigarros contribuem para queda nos índices de fumantes passivos

Lei antifumo e política de preço dos cigarros contribuem para queda nos índices de fumantes passivos

A lei antifumo e a política de reajuste do preço do cigarro podem ter contribuído para a queda de fumantes passivos no ambiente de trabalho nos últimos nove anos. Em Belo Horizonte, conforme dados divulgados ontem pelo Ministério das Saúde, o decréscimo chegou a 47,8% de 2009 a 2017, acima, inclusive da média nacional, que foi de 44,6%.   Os …

Leia Mais »

Os perigos ao não vacinar seus filhos: Entenda os riscos do Sarampo e da Poliomielite

Os perigos ao não vacinar seus filhos: Entenda os riscos do Sarampo e da Poliomielite

Os perigos ao não vacinar seus filhos: Entenda os riscos do Sarampo e da Poliomielite As vacinas são compostos preparados a partir de agentes causadores de doenças e garantem ao paciente imunidade ativa contra uma série de patologias. A erradicação obedece o conceito de rebanho, sendo assim, quanto mais pessoas forem vacinadas, mais perto está de se eliminar uma série …

Leia Mais »