Inicio » Nacional » Brasil – ANS anula carência de 4 operadoras de saúde em crise

Brasil – ANS anula carência de 4 operadoras de saúde em crise

Os bneficiários das operadoras de plano de saúde LAM – Operadora de Planos de Saúde S/C Ltda, SMS Assistência Médica Ltda (nome fantasia SMS Saúde), Convênios Médicos de Saúde Suplementar Ltda (nome fantasia Conmed São Luís) e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valença (nome fantasia Hospital José Fonseca) – já podem mudar de plano de saúde sem cumprir nova carência.

Brasil - ANS anula carência de 4 operadoras de saúde em crise
Brasil – ANS anula carência de 4 operadoras de saúde em crise

A determinação de portabilidade especial de carências é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tomou a decisão alegando que tais empresas estão passando por graves problemas econômico-financeiros e administrativos que colocam em risco a assistência à saúde dos clientes.

De acordo com a ANS, será determinada a liquidação judiciária da LAM logo depois de terminado o prazo para os 13.400 beneficiários mudarem de operadora. A data final é 23 de novembro. Enquanto isso, os cerca de 31 mil clientes da SMS Saúde, que tem sede em Vila Velha (ES), poderão mudar de operadora sem cumprir nova carência até o dia 22 de novembro.

Já os beneficiários da Conmed São Luís, que tem sede na capital maranhense e 7.777 beneficiários; e da Santa Casa de Valença, com sede no município fluminense de mesmo nome e 2.054 beneficiários, terão até o dia 21 de novembro para mudar de operadora sem cumprir nova carência.

Para fazer a mudança de plano de saúde, o consumidor precisa consultar o Guia de Planos da ANS e informar o número do plano de origem. O beneficiário deve, ainda, conferir se o preço do plano de destino é igual ou inferior ao do atual.

Após consulta do guia, o consumidor pode solicitar a proposta de adesão à nova operadora, levando identidade, CPF, comprovante de residência e o relatório de planos obtido no guia. Também devem ser apresentados quatro boletos pagos à operadora de origem, referentes aos últimos seis meses.

A ANS disponibiliza o número 0800 701 9656 para que os interessados na migração tenham maiores informações. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Agência Brasil


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).