Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros mostram que os casos de dengue estão recuando na cidade. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foram notificados 231 casos da doença. Em comparação com o mesmo período dos últimos anos, este número mostra uma redução de 73% das notificações em relação a 2011, 70% em relação a 2012 e impressionantes 97% se comparado com o ano passado.
De acordo com Danilo Narciso, secretário municipal de Atenção Primária à Saúde, a queda brusca no número de casos deve-se a diversas ações promovidas pela Prefeitura, como remoção de entulhos, limpeza de córregos e trabalhos de conscientização. Estas ações são realizadas de forma concentrada nos chamados “Dias D”, quando regiões com grandes índices de infestação pelo mosquito da dengue recebem limpeza pesada e panfletagem. Mas se não fosse a atuação do povo de Montes Claros, o trabalho da administração teria sido em vão. “Agradecemos a população por ter atendido nossos apelos, reagido e ajudado a controlar a dengue na cidade”, destaca Danilo.
Para Edvaldo Freitas, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), influenciou para a queda no número de casos os investimentos da Prefeitura, como a contratação de 40 novos agentes de controle de endemias. Mas ele alerta que a redução dos números não deve servir de desculpa para diminuir os esforços no combate ao mosquito. Afinal, o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado em Montes Claros, no mês de março, mostrou um índice de infestação de 3,4%, caracterizando situação de médio risco para a transmissão da doença. Além disso, o Aedes aegypti agora representa uma ameaça maior, já que ele também transmite a “chicungunha”, doença que chegou recentemente ao país e já teve cinco casos confirmados na cidade de Feira de Santana/BA. “A preocupação é com a época das chuvas, que deve começar no início de outubro”, disse.
Casos notificados de dengue em Montes Claros (janeiro a agosto):
2011 – 774
2012 – 709
2013 – 5.416
2014 – 213