Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Parceria com igreja vai aperfeiçoar ações do Sistema Sedinor/Idene

Norte de Minas – Parceria com igreja vai aperfeiçoar ações do Sistema Sedinor/Idene

O Sistema Sedinor/Idene iniciou uma parceria com arquidioceses e dioceses do Norte e Nordeste de Minas Gerais, para diagnosticar os problemas enfrentados pela população e aperfeiçoar as ações desenvolvidas pela Secretaria. O secretário da Sedinor, Paulo Guedes, a secretária-adjunta, Juliana Pacheco, o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, e a chefe de gabinete, Teanynne Lopes, receberam a assessora técnica da Arquidiocese de Montes Claros, Carmem Lúcia, e a responsável pela capacitação dos voluntários, Conceição Vilela, para definirem as primeiras ações em conjunto a serem realizadas.

Norte de Minas - Parceria com igreja vai aperfeiçoar ações do Sistema Sedinor/Idene
Norte de Minas – Parceria com igreja vai aperfeiçoar ações do Sistema Sedinor/Idene

Irão integrar a parceria as arquidioceses de Montes Claros e Diamantina e as dioceses de Almenara, Araçuaí, Governador Valadares, Guanhães, Januária, Janaúba, Paracatu e Teófilo Otoni. Inicialmente, serão mapeadas as causas dos problemas enfrentados pela população como: mortalidade infantil e de gestantes, analfabetismo, desemprego, desnutrição, evasão escolar, obesidade e saneamento básico. O diagnóstico inicial vai contribuir para a busca de soluções para os problemas de cada comunidade.

.

Em um primeiro momento será feito um levantamento dos indicadores sociais e, a partir destas informações, os programas e as ações em todos os 258 municípios da área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene serão aprimorados. O intuito é que a parceria possa construir uma rede de organizadores que indiquem e definam as necessidades e características de cada cidade, aperfeiçoando as ações já desenvolvidas em cada uma delas.

A partir do levantamento, será possível contribuir para o aprimoramento de programas desenvolvidos pela Secretaria, como o Água para Todos, o Leite pela Vida, o Brasil Alfabetizado e o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), todos eles voltados à redução das desigualdades visando ao desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais. Além de contribuir para a execução das ações, a Diocese também fará o acompanhamento e o levantamento dos resultados das medidas adotadas.

De acordo com o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, a parceria será essencial para um diagnóstico mais preciso das ações desenvolvidas pela Secretaria. “Será possível ter o retorno de todas as ações que estamos desenvolvendo, e isto é importante para que tenhamos resultados que realmente transformem na vida das pessoas”, concluiu o secretário.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *