Últimas Notícias

Montes Claros – Encontro discute procedimentos que devem ser adotados durante os tremores de terra em Montes Claros

A ocorrência de tremores de terra em Montes Claros e as orientações e medidas que devem ser tomadas por ocasião dos abalos serão discutidas na cidade, nesta quinta-feira (12/11).

Três tremores na madrugada 03/04/2012 , causaram susto e prejuízos na cidade, mas não deixam feridos.
Três tremores na madrugada 03/04/2012 , causaram susto e prejuízos na cidade, mas não deixam feridos.

.

.

Será realizado o evento “A Sismicidade em Montes Claros e no Norte de Minas”, iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Núcleo de Estudos Sismológicos e do Departamento de Geociências, em parceria com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O encontro acontecerá na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª Risp), no Bairro Ibituruna, a partir das 8h30. A abertura oficial será presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; e pelo comandante do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Primo Lara de Almeida Júnior.

Logo após, o professor Juraci Mário de Carvalho, do Observatório Sismológico da UnB (Obsis), profere a palestra sobre o tema central do evento, com ênfase na origem e consequências dos abalos sísmicos, bem como às orientações de procedimentos em casos de tremores com magnitude sísmica que podem colocar em risco a população.

PÚBLICO-ALVO

Conforme o professor Expedito José Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes, o evento é voltado diretamente para equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil (Municipal e Estadual). Os participantes receberão orientações e treinamentos ministrados pelo professor Juraci Mário de Carvalho.

“O evento tem a finalidade de mostrar o cenário da sismicidade em Montes Claros, concretizar conceitos relacionados à sismologia e expor as origens e características dos tremores de terra na cidade e município. Além disso, propõe estabelecer e orientar sobre os procedimentos em caso de tremores de forte intensidade, com potencial para causar danos físicos e materiais”, explica o professor Expedito José Ferreira.

VISITA À ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA

Ainda na quinta-feira, à tarde (a partir das 13 horas), os participantes do encontro, acompanhados pelo professor Juraci Mário de Carvalho, fazem visita à estação sismográfica em área do Parque Estadual da Lapa Grande, próxima à área urbana. O objetivo é conhecer o funcionamento e o sistema de operação da estação, implantada pela Unimontes com o apoio do Governo do Estado – por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A partir da instalação dos equipamentos e da parceria firmada com o Observatório Sismológico da UnB, passou a ser feito em tempo real o monitoramento dos tremores de terra ocorridos em Montes Claros e na região.

SERVIÇO

“A Sismicidade em Montes Claros e no Norte de Minas”

Data: 12 de novembro

Horário: 8h30 às 18 horas

Local: 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª Risp)

Endereço: Praça Cívica, 243 – Bairro Ibituruna

Informações

– (38) 3212-2800 (RISP)

– (38) 3229-8130 (Núcleo de Estudos Sismológicos)

.

.