Últimas Notícias

Norte de Minas – Agricultor do Norte de Minas investe na horticultura e colhe 600 pés de alface por dia

Norte de Minas – Agricultor do Norte de Minas investe na horticultura e colhe 600 pés de alface por dia

Emater-MG, em Claro dos Poções, foi o responsável por acompanhar o trabalho na propriedade desde o início.

Norte de Minas - Agricultor do Norte de Minas investe na horticultura e colhe 600 pés de alface por dia
Norte de Minas – Agricultor do Norte de Minas investe na horticultura e colhe 600 pés de alface por dia

 

A agricultura familiar é uma das principais atividades exercidas em Claro dos Poções, no Norte de Minas Gerais. Neste setor, a horticultura tem sido um dos destaques no município, graças à ampla produção e qualidade das hortaliças. Um bom exemplo vem da propriedade do seu Floreano, na comunidade rural de Riacho. Ele tem sete hectares de plantio de alfaces e outros produtos.

Por morarem na cidade, o agricultor e a esposa acordam cedo para dar conta do trabalho. Às seis horas eles já estão de pé para colher as hortaliças e prepará-las para entregar a um supermercado e para a Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), em Montes Claros, e outros pontos da região.

Só de alface, eles colhem, em média, 600 pés por dia. Os filhos e alguns amigos do casal também trabalham na propriedade, além de outro parceiro. O expediente na propriedade só termina às dez horas da noite.

Antes de investir nas hortaliças, seu Floreano trabalhava na construção civil, mas a vida tomou outro rumo quando resolveu comprar um pedaço de terra para investir na criação de gado de leite. “Sempre gostei de trabalhar no campo e comprar essa terra foi realizar um sonho que eu tinha desde pequeno. Não é um trabalho fácil, às vezes cansativo, quando tenho que ir em Montes Claros duas vezes no dia, além de fazer outras entregas em alguns municípios próximos. Mas no final vale todo esforço”.

O trabalho com as hortaliças começou em fevereiro. Seu Floreano conta que para conseguir as sementes viajou várias vezes para o município de Carandaí, referência em produção de hortaliças em Minas Gerais e que fica a aproximadamente 600 quilômetros de Claro dos Poções. “Na época, a propriedade não tinha suporte como tem hoje, então perdemos muitas mudas de hortaliças porque não tínhamos estufas, e o clima seco também prejudicava nossa produção”, lembra.

Atualmente o agricultor trabalha com alface (roxa, crespa e americana), cebolinha, coentro, couve, rúcula, entre outros. A diversidade de hortaliças cultivadas é também uma estratégia para manter a renda e a sustentabilidade da família no campo. Para irrigar a plantação, ele optou pelo gotejamento e a microaspersão, que diminui quase 50% do consumo de água e de energia.

O técnico da Emater-MG em Claro dos Poções, Manoel Cardozo, foi o responsável por acompanhar o trabalho na propriedade desde o início. Ele conta que é muito gratificante ver o agricultor crescendo, graças ao uso de práticas de cultivo ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. “A maior alegria de um extensionista é levar qualidade de vida aos agricultores familiares. E, ao ver essa família bem-sucedida, você percebe que o seu dever foi cumprido”, comenta.

Seu Floreano diz ficar muito satisfeito ao ver que negócio chegou a essa proporção, superando as expectativas em meio a tantas dificuldades. “A assistência da Emater-MG foi muito importante para que eu chegasse até aqui, todas as orientações dadas foram o resultado desta plantação hoje. Se antes faltava mudas, hoje sobra”, comemora.