POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

LULA CANDIDATO
O fato ocorreu no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, e certamente não passou despercebido pelos brasileiros de todo o País. Durante um comício da candidata a prefeita do Rio, Jandira Feghali (PCdoB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comparar sua trajetória de vida com a de Jesus Cristo e disse que “Ele também foi perseguido. Herodes mandou matá-lo antes de nascer. Tiradentes lutou pela independência e mataram o bichinho. Mas eles mataram a carne, e as ideias ficaram.”

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO
Se dizendo um cidadão indignado e perseguido, no comício, Lula mandou um recado aos procuradores do Ministério Público ao dizer que há um ódio acumulado contra ele: “Não posso aceitar as ofensas de um menino procurador que diz que formei uma quadrilha, que diz que não tem provas, mas que tem convicção.” E voltou a insinuar ser candidato a presidente nas eleições de 2018. “Eu não era candidato, mas vocês se tornaram meu maior cabo eleitoral, uma força quase impossível de parar.”

NOVO COMEÇO
O presidente Michel Temer marcou para a noite desta terça-feira a primeira reunião no Palácio do Alvorada depois de efetivado. A pauta do jantar com líderes do Congresso e ministros, para defender a proposta de emenda constitucional (PEC) que freia o crescimento do gasto público, será repetida na manhã desta quarta-feira, em um café na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Até então, as reuniões de Temer com líderes aconteciam no Palácio do Jaburu, residência oficial atual, ou no próprio Palácio do Planalto.

SEM CONFIANÇA
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Consumidores (Proteste), a população brasileira confia mais nas Forças Armadas e na Igreja Católica do que no Senado, nos sindicatos e nas Assembleias Legislativas. O levantamento – feito entre fevereiro e março deste ano no Brasil e também na Bélgica, Espanha, Itália e Portugal – pediu que os entrevistados dessem uma nota de 1 a 10 para 18 instituições. A maior nota (5,7) foi para as Forças Armadas, seguida pela Igreja Católica (5,6), Organização Mundial de Saúde (5,3), e organizações não governamentais que defendem o meio ambiente (5,1). As demais instituições tiveram média menor que cinco. O Senado é o lanterninha com apenas dois pontos.

MERCADO ASIÁTICO
Durante 25 dias em missão oficial por sete países da Ásia, a delegação do Brasil, comandada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, negociou a ampliação de comércio e a venda de produtos brasileiros como carnes, lácteos e grãos. Segundo o ministro, o Brasil busca atingir a meta de ampliar de 7% para 10% a participação no mercado agrícola mundial e a que Ásia foi o destino escolhido por concentrar 51% da população mundial e afirmou que a região tem alto potencial de crescimento e consumo. A missão esteve no Vietnã, Malásia, Índia, Coreia do Sul, China, Myamar e Tailândia.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou proposta que atualiza o valor da contribuição sindical anual de agentes e trabalhadores autônomos, profissionais liberais e empregadores. Os valores serão corrigidos todo mês de janeiro com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A alteração vai aumentar a arrecadação para os sindicatos e para a União, que, pela legislação, deve ficar com 20% da contribuição do empregador e 10% da do empregado. Agora, o texto retornará ao Senado, já que houve alterações na proposta original. Se aprovada, a norma entrará em vigor 90 dias após a sua publicação.

Por Jerusia Arruda

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda