Montes Claros Handebol apresenta grande evolução nas partidas contra São Bernardo e Pinheiros
O público que foi ao Ginásio Ana Lopes no bairro Morada do Parque, nos dias 20 e 22 deste mês, para acompanhar as duas últimas partidas em casa, pela Liga Nacional de Handebol Feminino, viu uma equipe diferente do primeiro turno.
Sob o comando da técnica Francis Almeida, as atletas mostraram evolução dentro da quadra, chegando a dominar parte dos primeiros tempos. Mas, a ansiedade e os erros individuais pesaram em momentos decisivos e deixaram as adversárias virarem e comandarem até o final de cada jogo.
No primeiro jogo na quinta-feira (20) contra a o São Bernardo/Metodista (SP), a partida terminou em 32 a 19 para as visitantes. Já no sábado (22), as atletas mostraram a mesma determinação, saíram na frente no placar, mas tomaram a virada. O primeiro tempo terminou em 14 a 09 para o Esporte Clube Pinheiros (SP). Na volta ao segundo tempo, a ansiedade foi um fator determinante e as paulistas venceram por 33 a 19.
A técnica Francis Almeida avalia as duas partidas como positivas, mesmo com a derrota. “A equipe mostrou evolução. Sabemos que seriam jogos difíceis, até mesmo porque as adversárias são atletas profissionais. Elas foram contratadas para esta finalidade. Já Montes Claros, ainda é uma equipe amadora, com atletas em sua maioria das categorias de base Júnior e Juvenil. Mesmo assim, demos trabalho para as adversárias. As nossas meninas mostraram boa evolução desde o início do campeonato. Estou feliz com o que vejo agora”, destacou a técnica.
Viagem para o Sul
Nesta terça-feira, a comissão técnica de Montes Claros viaja para Santa Catarina, onde fará as suas duas últimas partidas pelo returno da competição. No dia 27, enfrentará o time de Concórdia, às 20h, no Ginásio da Universidade do Contestado. E no dia 29, encarar o time do Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 17h, no SESI – Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau.
Na estreia em casa contra essas duas equipes do sul do País, Montes Claros também não apresentou bons jogos e saiu da quadra com duas derrotas. No dia 15 de setembro, diante do Blumenau/SC o jogo terminou em 35 a 18. E no dia 17 de setembro, Montes Claros perdeu para Concórdia/SC, por 32 a 15. A equipe de Catarinense é vice-campeã da Liga Feminina em três edições: 2012, 2014 e 2015 e campeã em 2013.
Conferência Sul/Sudeste/Centro
A Liga Nacional Feminina foi criada em 1997 pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e começou com a participação de seis equipes. Nesta edição, conta com 19 times divididos em três conferências: Sul/Sudeste/Centro; Norte, e Nordeste.
A Conferência Sul/Sudeste/Centro tem cinco participantes: Handebol Montes Claros; UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC-Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD-Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP.
A Conferência Nordeste tem a participação de seis equipes na Chave “A”: HCP/Colégio Século (PB); Clube Português/AESO (PE) e BPE (PE). Pela chave “B” participam as equipes de Fortaleza/IFCE (CE); Hollanda/GHC/Maurício de Nassau/Codó (MA) e Moto Clube (MA).
Já a Conferência Norte tem a participação de oito equipes, também divididas em duas chaves com quatro times em cada. Na chave “A” estão os times de Paysandu (PA); Santos (AP); Adalberto Valle (AM) e Castanhal (PA). E pela Chave “B”, estão as equipes de Nilton Lins (AM); Rádio Farol (RO); Sul América (AM) e Rio Negro (AM).
Já estão classificados para as quartas de final os representantes da Conferência Norte que terminou a fase classificatória. São os times de Paysandu e Adalberto Valle.
Pela Conferência Sul/Sudeste/Centro estão classificadas as equipes do São Bernardo/Metodista (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP) A Liga começou no último dia 1º de setembro e termina em 18 de dezembro.
Títulos MOC
O Handebol Montes Claros é o atual campeão Mineiro Adulto Feminino e bicampeão da categoria; conquistou o 3º lugar na Copa do Brasil de Handebol Feminino Adulto 2016 em Manaus/AM; 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto Feminino 2015; Octacampeã dos Jogos de Minas (JIMI) – Feminino; Tricampeã Brasileira de Handebol de Areia – Adulto; Campeão do Mineiro Infantil Feminino e Campeã do Mineiro Junior – Feminino.
Por Wesley Gonçalves