Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Reabertura do Restaurante Popular é tema de debate na Câmara de Montes Claros

Montes Claros – Reabertura do Restaurante Popular é tema de debate na Câmara de Montes Claros

A situação do restaurante popular foi tema de debate na Câmara Municipal de Montes Claros na manhã desta quinta-feira (02/02/2017).

Montes Claros - Reabertura do Restaurante Popular é tema de debate na Câmara de Montes Claros
Montes Claros – Reabertura do Restaurante Popular é tema de debate na Câmara de Montes Claros

 

Segundo o proponente da reunião, Vereador Valdecy Contador (PMN) o estabelecimento, que foi fechado em outubro de 2016, atendia cerca de 1,500 pessoas diariamente, assim, é preciso que seja aberto o mais rápido possível e se preciso for, realizar um reajuste no valor pago pela população.

Segundo Aurindo José Ribeiro, secretário de desenvolvimento social, o laudo apresentado pelo Corpo de Bombeiros demonstra que o fechamento do Restaurante Popular se deu ao abandono em que o estabelecimento se encontrava. Problemas como irregularidades, vistorias e extintores vencidos, falta de iluminação de emergência, além do risco eminente de incêndio foram citados no laudo. Para Vero Franklin, diretor da secretaria, o custo da manutenção do local é altíssimo para o município, sendo calculado na base de dois milhões, assim, sendo necessária uma política de revisão de custos.

Edílson Torquato, secretário de desenvolvimento econômico e turismo, afirma que o benefício está sendo usado de forma inadequada. “É preciso bom senso para que seja direcionado as pessoas que realmente precisam deste subsídio que o poder ou público pode oferecer a população” afirma o chefe da pasta. Para os Vereadores Daniel Dias (PCdoB) e Edmilson Magalhães (PSDB) é necessário que o espaço seja recuperado e que seja realizada uma revisão e cadastramento de beneficiários.

O público presente pediu a reabertura do programa social e questionou a qualidade do serviço prestado. Para a moradora do Vila Tiradentes, Dionísia Lopes, é preciso que com a volta, a alimentação seja de qualidade, além de não haver seleção para recebimento do benefício. Segundo o secretário de desenvolvimento social, a secretaria está empenhada para a reabertura do Restaurante Popular, porém, é irresponsável abrir o estabelecimento sem os devidos cuidados.

Vero Franklin, que foi chefe da pasta na época da criação do programa, afirma que é preciso que seja desenvolvida uma política de segmentação, como já existem em algumas localidades, assim, o objetivo não é limitar, mas rever os valores pagos. Para Valdecy, o debate foi importantíssimo para a identificação de problemas e indicação de soluções. O Vereador, encerrou sua fala cobrando prazos para a reabertura do Restaurante Popular.

Ascom Câmara Municipal de Montes Claros