Cultura Moc – Projeto Janelas da Matriz retoma política de revitalização do centro histórico de Montes Claros
A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Cultura, inaugura no dia 9 de abril, com o Projeto Janelas da Matriz, um novo tempo na política cultural de nossa cidade.
Com a missão de revitalizar o centro histórico da região da Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz) e seu entorno nobre, a Secretaria de Cultura implementa uma ação direcionada pelo prefeito Humberto Souto, de valorização da nossa cultura e nossos artistas. O projeto cria uma agenda cultural que valoriza as nossas tradições e exalta nossas referências culturais.
Nos moldes do que ocorre em Diamantina com a Vesperata (reconhecida por meio da Lei Estadual Lei 22.456, de 24 de dezembro de 2016, como Patrimônio Cultural de Minas Gerais), apresentações musicais serão realizadas nas janelas e sacadas do casario do centro histórico da cidade.
Em Montes Claros, as sacadas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, nossa Igreja Matriz, as janelas do casarão dos Mendes, do Palácio Episcopal, Solar dos Sertões e o coreto da Praça servirão de palco para os mais diversos estilos musicais e ainda para apresentação de balé.
O projeto cultural conjuga música erudita (com a cantora lírica Simone Santana acompanhada pelo tecladista Carmerindo Miranda), Orquestra Sinfônica de Montes Claros, Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar, Grupo de Chorinho, Balé Jaqueline Pereira e show de tambores com Bruno e Fabiana.
“Se Diamantina tem o cenário, Montes Claros tem a vocação”, enaltece o secretário de Cultura, João Rodrigues. “O projeto Janelas da Matriz é o ponto de partida para as nossas ações de revitalização do nosso sítio histórico. Por meio dele, estamos não só garantindo o acesso a espetáculos de altíssima qualidade técnica e cênica, como também retomando o processo de ocupação do nosso Corredor Cultural”, completa o secretário.
A intensa programação cultural tem o intuito de dar vida e colorido ao Corredor Cultural da nossa cidade, despertando o sentimento de pertencimento, essencial para que nossa memória e história mantenham-se vivas e preservadas.
Bom Espetáculo!
Serviço: Janelas da Matriz
Dia: 09 de abril
Horário: 20 horas