Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

REFORÇO PARA O SEMIÁRIDO MINEIRO

Com o lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural pelo Governo Federal, nesta quarta-feira, em Brasília, os municípios do semiárido mineiro serão contemplados no projeto piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Serão 3000 mil famílias beneficiadas e cerca de 300 agentes de Ater formados na região. Nesse primeiro momento, a Anater vai atuar nos estados de Roraima, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

 

GREVE É PROIBIDA PARA POLICIAIS

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional o direito de greve para policiais e servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. Com isso, fica vetado o direito de greve de policiais civis, federais, rodoviários federais e integrantes do Corpo de Bombeiros, entre outras carreiras ligadas diretamente à segurança pública. Essas carreiras, no entanto, mantêm o direito de se associar a sindicatos.

 

BRASÍLIA EM FOCO

No mês em que se comemoram 57 anos de Brasília, a capital federal inspira artistas. Está em cartaz no Brasília Shopping a exposição fotográfica ‘Brasília Photo Show’. Nas fotos, o público pode apreciar o melhor lado fotogênico da capital federal — além dos céus. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre.

 

NA BERLINDA

A defesa de Michel Temer aposta na exclusão das acusações dos delatores da Odebrecht como estratégia para vencer o processo que pede a cassação do mandato dele como presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na avaliação dos auxiliares do peemedebista, o cenário no TSE é favorável para que isso aconteça. Na ação, a chapa de Dilma Rousseff e Temer é acusada de receber dinheiro de caixa dois, propina e compra de partidos para a coligação.

 

BASE REVISADA

O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta quinta-feira, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento estabelece o que deve ser ensinado a alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O texto propõe objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em cada etapa da escolaridade. A parte da BNCC referente ao ensino médio ainda está sendo elaborada, e é esperada com ansiedade, já que a reforma dos três anos finais da educação básica depende desse documento para ser colocada em prática.

 

FGTS IRREGULAR

De acordo com o Ministério do Trabalho, as irregularidades das empresas no depósito do FGTS aumentaram 39,8% no ano passado. Segundo o MT Foram registradas cerca de 43 mil infrações, o que corresponde a um valor de R$ 3,13 bilhões não depositados para os trabalhadores. A punição para a empresa que não recolhe o FGTS é o pagamento do valor, com juros e multas, além de processos trabalhistas e perda de benefícios fiscais.

 

FALTOU DE QUORUM

A sessão do Plenário da Câmara desta quinta-feira, que votaria o projeto que cria um regime especial para estados em calamidade financeira (PLP 343/17) foi adiada por falta de quórum, e acordo sobre a pauta. O presidente da sessão, deputado JHC (PSB-AL), chegou a tentar um acordo para votação de temas menos polêmicos, mas as lideranças não concordaram com novas votações. A análise da proposta ficou para a próxima segunda-feira (10).

 

FEBRE AMARELA

A partir desse mês, o Ministério da Saúde passa a recomendar uma única dose da vacina contra febre amarela para áreas do país onde a imunização é indicada. Até então, o Brasil adotava o esquema de duas doses, sendo a segunda recomendada dez anos após a primeira. O novo modelo segue o padrão já recomendado pela Organização Mundial de Saúde desde 2014.

PARAÍSO FISCAL

Autoridades da Suíça anunciaram o bloqueio de cerca de R$ 3 bilhões em contas de suspeitos envolvidos na operação Lava-Jato. Em um documento publicado nesta quarta-feira, os suíços revelaram que foram abertos 20 novos inquéritos criminais contra brasileiros. Além disso, mais de 1.000 relações bancárias foram analisadas. Se o ex-deputado Eduardo Cunha voltar a ser condenado, os valores das contas dele vão ser devolvidos.

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda