PUBLICIDADE

JUNTOS VAMOS A ECONOMIZAR 30% DE ÁGUA - COPASA Montes Claros - Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos | Jornal Montes Claros

PUBLICIDADE

FADECIT - Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos

Montes Claros – Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos


Reviewed by:
Rating:
5
On 19 de maio de 2017
Last modified:19 de maio de 2017

Summary:

Montes Claros - Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos

Montes Claros – Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do trânsito, o SAMU Macro Norte em parceria com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, MCTrans entre outras instituições, realizará uma encenação realística de um acidente de trânsito em alusão à Campanha Maio Amarelo, no próximo sábado (20), às 8 horas, na praça Dr. Carlos Versiani, no Centro de Montes Claros. 

Montes Claros - Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos
Montes Claros – Campanha Maio Amarelo: SAMU realiza simulação realística na Praça Dr. Carlos

 

O movimento Maio Amarelo, que foi abraçado por diversas instituições em Montes Claros, tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. “A nossa proposta é mostrar à sociedade os transtornos que uma direção ofensiva pode causar, além de incentivar os cidadãos a refletirem sobre o comportamento deles ao assumir a direção de um veículo”, explicou Kely Cristina Lacerda, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), órgão responsável pela gestão do SAMU Macro Norte.

Composto por 36 bases descentralizadas e um Complexo Regulador, o SAMU Macro Norte é responsável por proporcionar atendimento gratuito de urgência e emergência em 86 municípios do Norte de Minas. Para se ter uma ideia, entre janeiro e abril de 2016, o SAMU realizou 2.692 atendimentos à vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2017, foram registrados 2.239 atendimentos, o que, comparado com o primeiro quadrimestre do ano passado, mostra uma redução significativa.

“Houve uma queda de quase 17%! Isso demonstra que o trabalho de educação no trânsito que as instituições vêm fazendo tem surtido efeito. Temos, como exemplo, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU que faz um trabalho social e de conscientização através de cursos e palestras em escolas e empresas”, lembrou o presidente do Cisrun Silvanei Batista.

Um mapeamento realizado pelo SAMU Macro Norte, com dados de 2016, mostra que os horários em que o Serviço de Urgência é mais acionado é entre 13 e 14 horas e das 16 às 21 horas. Apesar de o número de acidentes ter caído, o estado das vítimas tem se agravado. O estudo ainda identificou que as duas faixas etárias que frequentemente são atendidas pelo SAMU, em ocorrências de trânsito, são aquelas entre 20 e 29 anos e de 30 a 39 anos.

Em 2017, as motocicletas têm sido as campeãs em acidentes: estão envolvidas em 59% dos atendimentos. Em seguida, aparece o grupo formado por carros, ônibus e caminhões, com 27%, e as bicicletas, com 7%. Os atropelamentos, por sua vez, representaram 8% dos atendimentos. “Entres os fatores de risco para acidentes de trânsito estão: dirigir sob o efeito de álcool, sem cinto de segurança ou sem capacete. Além do excesso de velocidade, é claro!”, conclui Silvanei Batista.


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *