Últimas Notícias

Montes Claros – Semana de Combate ao Tabagismo começa em Montes Claros com várias ações

Montes Claros – Semana de Combate ao Tabagismo começa em Montes Claros com várias ações

Montes Claros - Semana de Combate ao Tabagismo começa em Montes Claros com várias ações
Montes Claros – Semana de Combate ao Tabagismo começa em Montes Claros com várias ações

 

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de outras secretarias, diversas instituições e empresas parceiras, está realizando a Semana de Combate ao Tabagismo, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os malefícios do consumo do cigarro.

As atividades começaram nesta segunda, 23, com a abertura oficial da Semana, realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Lá foi montada uma mesa de frutas para os presentes e realizados exames gratuitos de glicemia capilar e pressão arterial. Além disso, foram oferecidos os serviços de limpeza de pele e massagens relaxantes.

Ainda na segunda-feira, diversas outras atividades foram realizadas em toda a cidade, promovidas pelos profissionais das equipes de Saúde da Família. Entre elas, panfletagens, palestras, rodas de conversa, apresentações musicais, performances e blitzen educativas. Essas atividades foram acompanhadas de decoração especial nas unidades de Saúde, além da exibição de vídeos sobre os males provocados pelo cigarro.

PRÓXIMAS AÇÕES – Nos dias 23 e 24 serão realizadas blitzen educativas nos semáforos da Mestra Fininha e da Socomil.

Nos dias 25, 26 e 27 serão promovidos eventos educativos na Praça Doutor Carlos, Montes Claros Shopping e no Mercado Municipal. Nestes locais serão oferecidos à população testes pulmonares, exames de antropometria, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de informações sobre prevenção ao câncer de boca. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, promoverá também, durante estes eventos, alertas sobre os riscos da automedicação, já que em 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Segundo Samuel Gonçalves, assessor do Conselho Regional de Farmácia, o problema da automedicação já foi pior no Brasil, dando origem, inclusive, às chamadas superbactérias, muito resistentes a antibióticos. Mas ele alerta que o problema deve ser sempre combatido, através das ações de conscientização: “às vezes o mau uso do medicamento causa mais malefícios do que se a pessoa não tomasse o remédio”.

No dia 28 de maio as atividades do mês de combate ao tabagismo serão concluídas com a realização da 1ª Corrida e Caminhada contra o Tabaco, com concentração na Praça dos Jatobás. A largada será às 8 horas, com percursos de 5 quilômetros (corrida) e 3 quilômetros (caminhada).

DIA MUNDIAL SEM TABACO – O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas (Fonte: INCA).