Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

ODEBRECHT EM MOC

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que duas empresas do grupo Odebrecht poderão realizar obras em Montes Claros, ainda este ano. Trata-se da construção de adutoras e outros serviços para permitir a captação de água do Rio Pacuí. É que além de ter adquirido o edital, engenheiros do grupo estiveram fazendo visita ao trecho. Outra empresa que adquiriu o edital e visitou o local foi a Infracon Engenharia e Comércio Ltda. Nesta semana, estão previstas mais três visitas.

 

VISITA DO GOVERNADOR

Informação que chega à coluna, vinda de fonte do Palácio Tiradentes, dá conta de que o governador Fernando Pimentel, em sua visita a Montes Claros nesta quinta-feira, anunciará a ordem de serviço no valor de R$ 20 milhões, para perfuração de 500 poços tubulares na região. Outra decisão será a assinatura de autorização da licitação para construção de ponte entre o município de São Francisco e Arinos. Por fim, Pimentel anunciará cota de asfalto para as cidades do Norte de Minas. A cota para cada município e os critérios estavam sendo decididos ontem.

 

NOVELA COPASA

A coluna saiu na frente quando anunciou mudanças na Copasa. Chegamos a comentar que Paulo Guedes (PT), teria apresentado o nome do ex-diretor do Idene Ricardo Campos para ocupar a diretoria de Operações, no lugar de Gílson Carvalho Queiroz. Na quinta-feira o próprio Ricardo postou no seu Facebook que teria assumido o cargo. Ontem apuramos que na verdade ele foi indicado pelo deputado para o cargo de assessor da diretoria. Quanto a Gilson, este está na fase do balança mais não caiu, mais tem como padrinho o deputado Patrus Ananias e o secretário de Governo Odair Cunha.

 

DNOCS E CODEVASF

É mais do que urgente que os deputados e senadores que representam o Norte de Minas e o Nordeste como um todo iniciem movimento para fortalecera atuação da Codevasf e do Dnocs, que foram praticamente sucateados. A constatação foi feita pelo próprio superintendente da Sudene, quando da sua visita a Montes Claros. Segundo ele, os dois órgãos perderam sua capilaridade, a sua capacidade de investimento.

 

CANDIDATOS

É comum que, neste período que antecede as eleições, vários nomes se apresentam como pré-candidatos. Aqui pelas bandas do Norte de Minas não tem sido diferente. O mais novo nome com a intenção de enfrentar as urnas é o do diretor do Idene, Gustavo Xavier (PT). Ele próprio admite enfrentar as urnas, atendendo uma solicitação do governador Fernando Pimentel.

 

FORA DO GOVERNO

Integrantes do PSDC de Montes Claros, em conversa com este jornalista, informaram que estarão reunidos nesta primeira quinzena de junho, quando elaborarão documento oficializando a postura de oposição ao governo do prefeito Humberto Souto. Chegaram a comentar que será cobrada fidelidade dos dois vereadores da agremiação (Neia e Leão), que terão que votar de acordo orientação do PSDC.

 

FOTOVOLTAICA

Além da chegada da empresa EDF e Canadion, que estão apostando na produção de energia fotovoltaica no Norte de Minas, outra empresa está chegando. Comentaremos o assunto amanhã. Em relação às geradoras de energia, o polo inicial é mesmo, a cidade de Pirapora, bandeira levantada pelo deputado Gil Pereira.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier