Últimas Notícias

Norte de Minas – Montezuma recebe caravana do projeto da Unimontes Solidaria

Norte de Minas – Montezuma recebe caravana do projeto da Unimontes Solidaria

A cidade de Montezuma, no extremo norte de Minas Gerais, receberá na primeira semana de junho a caravana do projeto Unimontes Solidária, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Norte de Minas - Montezuma recebe caravana do projeto do Unimontes Solidaria
Norte de Minas – Montezuma recebe caravana do projeto da Unimontes Solidaria

 

O atendimento à comunidade em geral terá início nesta quinta-feira (1º/6), com evento na Praça Central, e prosseguirá até o domingo (4 de junho). Entre março e maio, nas diversas intervenções realizadas pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, já foram registrados 10.628 atendimentos em seis locais diferentes.

A caravana reunirá 33 acadêmicos de dez cursos ministrados no campus-sede da Unimontes: Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, História, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Todos atuarão como voluntários em diversas ações como prevenção à saúde (aferição da pressão arterial, teste de glicemia e avaliação corporal), orientação sobre acesso à Justiça, pesquisa sobre a história e cultura local/regional, normativas para obras e código de postura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, dentre outros.

Outra intervenção será o Cinema Comentado, com a exibição do curta-metragem “Diálogo do Crack”, produzido pelo servidor Adilson Cardoso, do HUCF/Unimontes, que narra o drama vivido por uma família após descobrir o envolvimento de dois filhos com o mundo das drogas. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com os professores da rede pública, sob organização da Diocese daquela macrorregião.

Na sexta-feira, o atendimento acontecerá nas escolas estaduais e municipais. No sábado, a caravana do projeto da Unimontes cumprirá visita nas comunidades rurais e, no domingo, uma ação sociocultural fechará a programação, com intervenções no balneário de águas termais de Montezuma.

NÚMEROS

No último fim de semana, a Unimontes levou à comunidade de Abóboras, na zona rural de Montes Claros, o projeto “Comunidade em Ação – Saúde e Meio Ambiente”, uma parceria desenvolvida com a Somai Alimentos e lideranças políticas. No atendimento realizado no sábado pela manhã, foram beneficiadas 430 pessoas.

Outras ações de extensão realizadas pela Unimontes neste semestre foram o próprio projeto “Unimontes Solidária” em Mirabela (1.035 atendimentos), Ibiaí (1.325) e Urucuia (5,1 mil procedimentos); projeto “Multicampi” em Salinas, com mais 2.388 atendimentos comunitários, e o Espaço “5.5 em Ação”, realizado no último dia 24, no campus-sede, com 350 atendimentos junto à comunidade acadêmica como parte das comemorações pelos 55 anos de ensino superior.