Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Workshop realizado pela AMAMS e Defesa Civil apresenta ações de combate a seca na região

Montes Claros – Workshop realizado pela AMAMS e Defesa Civil apresenta ações de combate a seca na região

Montes Claros – Workshop realizado pela AMAMS e Defesa Civil apresenta ações de combate a seca na região

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, realizam nessa terça e quarta-feiras, dias 6 e 7 de junho, o II Workshop para municípios afetados pela seca/estiagem em Minas Gerais, no auditório da em Montes Claros, com perspectivas de discutir os impactos causados pela seca que castiga o Norte de Minas desde 2011.

Montes Claros - Workshop realizado pela AMAMS e Defesa Civil apresenta ações de combate a seca na região
Montes Claros – Workshop realizado pela AMAMS e Defesa Civil apresenta ações de combate a seca na região

 

O evento deverá reunir prefeitos, secretários municipais e presidentes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil do Norte de Minas. O Boletim Oficial da Defesa Civil divulgou que 94 municípios decretaram Situação de Emergência em Minas Gerais, sendo 67 do Norte de Minas. Emater divulgou na última segunda, 05 de junho, o relatório agroclimatologico, que aponta uma perda de 85% da safra agrícola 2016/2017.

Dentro da programação do Workshop, às 9:00 está prevista uma apresentação do 55º Batalhão do Exército com o relatório da Operação Pipa, que é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Ministério da Integração Nacional para os municípios que tiveram decreto de Situação de Emergência reconhecidos. Logo após o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas apresentará ações para socorrer os flagelados da seca. O evento contará ainda com a Secretaria Estadual de Saúde, que apresentará ações para o surto de Febre Amarela que ocorreu no Norte de Minas. Na parte da tarde, os gestores municipais serão orientados sobre as novas medidas e normas para os decretos de Situação de Emergência. A CEDEC-MG aprese ntará ainda algumas ações a fim de garantir água potável aos cidadãos atingidos pela seca.

O relatório da seca fornecido pela Emater mostra que o Norte de Minas tinha plantado 110.394 hectares e uma estimativa de 216.363 toneladas de alimentos na safra agrícola 2016/2017, mas conseguiu colher apenas 31.512 toneladas, numa redução de 85%. Os maiores impactos foram na produção de milho, pois dos 72.318 hectares plantados, onde a estimativa era de 185.192 toneladas, mas colheu apenas 25.273 toneladas, numa queda de 86,7%. Outra perda significativa ocorreu com o rebanho no Norte de Minas, que teve uma redução de 821 mil cabeças nos últimos anos, saindo de 3.308.000 para 2.487.000. A produção de leite também caiu, de 600 mil litros/dia para 372.000 litros. Dos 730 rios que cortam a região, 511 estão secos.

O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, afirma que a seca atual preocupa, pois são cinco anos acumulados de estiagem e com grandes danos na economia do Norte de Minas. A AMAMS já tem se esforçado para ajudar os municípios, como na articulação para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil visitar a região e definir as medidas de socorro aos moradores castigados pela seca. Na semana passada José Reis se reuniu com Ernando Braga Antunes e Carlos Augusto Alencar, da Cemig, onde discutiram o cronograma para ligar a rede de energia em aproximadamente 750 poços artesianos perfurados no Norte de Minas e que estão sem qualquer utilidade por falta da energia elétrica.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *