Últimas Notícias

Cultura Moc – Festas de Agosto irão resgatar raízes culturais

Cultura Moc – Festas de Agosto irão resgatar raízes culturais

As Festas de Agosto fazem um resgate das matrizes africana, portuguesa e indígena, responsáveis pela formação do norte-mineiro. Na cultura, a festa celebra ritmos e expressões artísticas que ao longo de anos criaram a identidade cultural da cidade e região. Este será o espírito da 178º edição das Festas de Agosto e do 39º Festival Folclórico, que serão realizados no próximo mês.

Cultura Moc - Festas de Agosto irão resgatar raízes culturais
Cultura Moc – Festas de Agosto irão resgatar raízes culturais

 

A partir do dia 14 de agosto serão iniciadas as atividades do 39º Festival Folclórico, que irá promover o encontro de educadores para debate dos elementos principais da festa. O evento será em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros. Durante o Festival, serão realizados ainda os lançamentos de livros e uma exposição de estandartes com o artista Elton Souza.

Entre os dias 16 e 20 a cidade vai viver a magia dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, que irão conduzir a parte religiosa das Festas através dos desfiles e levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e do Divino Espírito Santo.

A novidade para este ano é que para as apresentações musicais, dois palcos serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz). Além do palco principal, uma arena irá garantir as quatro apresentações musicais por noite. Nos palcos se apresentarão artistas como Saldanha Rolim, Pereira da Viola, Grupo Faminguê, entre outros. “De acordo com a proposta do prefeito Humberto Souto para a Cultura, o objetivo é resgatar as raízes culturais, portanto não virão nomes que estão presentes na grande mídia, mas sim aqueles artistas que representam o verdadeiro espírito da festa”.

Para auxiliar os grupos de Marujos, Catopês e Caboclinhos, a Prefeitura de Montes Claros firmou convênio para o repasse de R$ 40 mil que irão ajudar no custeio das roupas, dos instrumentos musicais e das demais ornamentações. Serão beneficiados os dois grupos de Marujada, os três de Catopês, e o grupo de Caboclinhos.