FENICS 2019 - ACI

Inicio » Montes Claros » Cultura MOC » Festas de Agosto – Grupo Tambolelê é uma das atrações desta quinta

Festas de Agosto – Grupo Tambolelê é uma das atrações desta quinta

Festas de Agosto – Grupo Tambolelê é uma das atrações desta quinta

Montes Claros já começou a contagem regressiva para o mais tradicional evento cultural-religioso da cidade: as Festas de Agosto, que este ano chegam à sua 178º edição e vêm acompanhadas do Festival Folclórico, em sua 39ª edição. A cidade já respira os ares da cultura fruto do empenho da administração no resgate de nossas raízes.

Festas de Agosto - Grupo Tambolelê é uma das atrações desta quinta
Festas de Agosto – Grupo Tambolelê é uma das atrações desta quinta

 

O Grupo Tambolelê será uma das atrações musicais que vão animar as Festas de Agosto e o Festival Folclórico deste ano. Nesta quinta-feira, 17, o grupo subirá ao palco montado na Praça da Matriz, a partir das 22 horas, onde irá apresentar os ritmos fortes e brilhantes de seus tambores e alguns instrumentos inusitados.

O Grupo Tambolelê é formado por Santonne Lobato, Geovane Sassá e Acaua Rana, e já se apresentou em mais de 30 países, sempre reverenciando a herança negra das nossas raízes culturais. Com ritmos que vão do Moçambique ao Congo, passando pelo Boi de Reis, Zé Pereira, Cacuriá, Batuque, Lundu, Serra Abaixo e Congo Quebrado, a arte da música mineira é levada pelo grupo aos quatro cantos do mundo.

O grupo completa, em 2017, 21 anos de estrada, inovando sempre com os elementos percussivos da cultura afro-mineira. Tendo como foco central a emoção, o Tambolelê sempre leva ao palco, além de muito entusiasmo, a magia dos elementos das congadas e uma mistura de ritmos ancestrais com pitadas de sons contemporâneos, como blues, rock’n’roll, funk e black music. O que se ouve é um novo som, que passeia com competência entre claras inspirações de raízes, do pop e, ao mesmo tempo, da música erudita. Paixão, cores e cheiros fazem parte de um show em que o público pode curtir uma boa música, dançar ao som dos batuques e apreciar um espetáculo cênico-musical, se conectando com o universo da cultura afro-mineira.

FESTAS DE AGOSTO – As Festas de Agosto dão continuidade às tradições da cidade, herdadas do caldeirão cultural que deu origem à Montes Claros que hoje conhecemos e que traz em seu DNA as marcas das culturas africana, indígena e portuguesa, todas bem representadas nas danças, roupas e músicas dos catopês, caboclinhos e marujos.

Uma das grandes novidades que a prefeitura preparou este ano, está relacionada com as apresentações musicais, já que dois palcos serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz). Além do palco principal, uma arena irá garantir as quatro apresentações musicais por noite.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *