Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

DISCURSO GRAVADO

Pelo visto, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, insiste em manter montado o palanque eleitoral de 2016. Em todas as solenidades que tem participado vem insistindo no discurso que pegou a prefeitura quebrada e que está organizando a casa. Depois de quase nove meses de Governo é evidente que este discurso não mais se aplica. De mais a mais, a população não admite que continue vivendo e sobrevivendo às custas da sombra do ex-prefeito Ruy Muniz. Querer eternamente ser estilingue em vez de vidraça é muito fácil. Aliás, por ocasião da abertura oficial das “Festas de Agosto”, na noite desta quarta-feira, no Centro Cultural, voltou a reprisar o discurso.

EM CAMPANHA

O pré-candidato ao Governo de Minas, Dinis Pinheiro, nas andanças pelo interior de Minas, estará na tarde de hoje (18), em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, onde fará palestra no encontro da Associação das Câmaras Municipais (ACAM). O tema escolhido foi o Poder do Legislativo. A expectativa é do comparecimento de 150 a 200 vereadores. Vale lembrar que a Associação conta com 64 câmaras associadas.

CRIME HEDIONDO

Em boa hora a Câmara Federal acaba de aprovar projeto do Senado, que torna crime hediondo a posse ou o porte ilegal de armas de fogo de uso restrito. Como foi em forma de substitutivo a matéria retorna ao Senado. Só falta agora votar lei que permite ao cidadão de bem o direito à arma para defender seu patrimônio e sua família.

DISTRITÃO

Mesmo não tendo bola de cristal, a coluna antecipou que a discussão da reforma política não seria aprovada como toque de mágica e que demandaria muitas discussões. Agora mesmo, quando todos imaginavam que seria votada em plenário nesta semana, o assunto foi adiado para a próxima quarta-feira. O distritão continua sendo o centro dos assuntos. Aliás, o que nos deixa mais triste é o fato de os parlamentares estarem definindo critérios sem a preocupação de saber o que o eleitor pensa do assunto. Estão preocupados apenas em salvar seus mandatos.

FINANCIAMENTO

Ainda sobre a reforma política é possível afirmar que as divergências e impasses são tamanhos que não será novidade se nenhuma proposta for aprovada até o final de setembro, de forma a valer para as eleições de 2018. No fundo, querem que tudo permaneça como está. Acho que para eles, se conseguirem encontrarem uma forma de financiamento de campanha será o suficiente.

UNIVASF

Já comentamos em coluna anterior a informação dando conta do pedido de implantação de uma extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Pirapora. Nesta semana, o vereador daquele município, Keké Viana (PSB), voltou a comentar o assunto na tribuna da Câmara. A este respeito o que nos preocupa é a criação de expectativa sem perspectiva. Não é nenhum segredo afirmar que as universidades federais estão quebradas e não têm dinheiro sequer para manutenção do que existe.

CODEVASF

Vários leitores curiosos para saber como fica a superintendência da Codevasf em Minas Gerais, depois da mudança na presidência do órgão. Informação colhida pela coluna é de que Rodrigo Rodrigues permanecerá na direção da companhia em Minas. Sua indicação tem a benção do deputado federal Saraiva Felipe (PMDB), que integra a base de apoio de Michel Temer na Câmara Federal.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier