Inicio » Emprego » Emprego – Número de estudantes em estágios volta a crescer em setembro

Emprego – Número de estudantes em estágios volta a crescer em setembro

Emprego – Número de estudantes em estágios volta a crescer em setembro

O número de estudantes em estágio voltou a crescer em setembro. Dados apurados pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) revelam aumento de 1,60% em relação ao mês de agosto. No mês foram contabilizados 11.066 estagiários pela instituição em todo o Estado, ante 10.891 de agosto.

Emprego - Número de estudantes em estágios volta a crescer em setembro
Emprego – Número de estudantes em estágios volta a crescer em setembro

 

Em Belo Horizonte o aumento foi de 2,6% com 3.241 estudantes em estágios ante 3.159 no mês de anterior. Nos municípios da Grande BH (Contagem, Betim e Sete Lagoas) foram contabilizados 1.138 estudantes em estágio em setembro, contra 1.125 em agosto, totalizando um crescimento de 1,1%.

A Unidade Regional Leste de Minas do CIEE/MG, instalada em Governador Valadares, fechou setembro com 1.398 estagiários ante 1.386 do mês anterior, acréscimo de 0,8%. Na região norte-mineira foram computados 1.257 estudantes, contra 1.249 de agosto, aumento de 0,6%.

Já no Sul de Minas, a unidade local do CIEE/MG, sediada em Varginha, encerrou setembro com 1.722 estudantes em estágio ante 1.690 do mês anterior, elevação de 1,8%. A região da Zona da Mata registrou, em setembro, 1.243 estudantes em estágio ante 1.229 em agosto, aumento de 1,1%. Já o escritório no Triângulo Mineiro contabilizou 1.067 estagiários em setembro ante 1.053 do mês anterior, crescimento de 1,3%.

Em relação às rescisões de contratatos de estágio em setembro, 31,34% ocorreram após o término dos contratos dos estudantes; seguido pelo interesse particular do estagiário, 19,20%; e interesse administrativo das empresas conveniadas 19,39%. Além disso, 3,92% contratatos foram rescindidos devido à efetivação dos estagiários como funcionários das empresas.

Os cursos do ensino superior com maiores demandas por vagas foram: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Comunicação Social, Ciência da Computação e engenharias. Para o ensino médio as maiores demandas por vagas foram para os cursos técnicos de Administração, Logística, Enfermagem e Informática.

Em relação à duração do estágio, o período máximo é de no máximo dois anos e a idade mínima é a partir de 16 anos. Podem estagiar estudantes do ensino médio, técnico e de educação superior, desde que estejam regularmente matriculados e frequentes às aulas.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).