OI TOTAL COM FIBRA
Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Corrida ao Planalto

Coluna da Jerusia Arruda – Corrida ao Planalto

Coluna da Jerusia Arruda – Corrida ao Planalto

CORRIDA AO PLANALTO

A cinco meses do registro de candidaturas ao Planalto, a corrida eleitoral começa a ganhar forma e já reúne pelo menos 11 postulantes à sucessão de Michel Temer. Na semana passada, foram lançados o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE). Mas todos os nomes ainda precisam ser oficializados.

JANELA PARTIDÁRIA

Deputados federais e estaduais que querem mudar de partido têm até à meia-noite do dia 06 de abril para fazer a mudança sem correr risco de perder o mandato. As conversas para as mudanças já estão sendo costuradas há muito tempo, mas os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só podem ser oficializados durante a janela partidária, aberta no último dia 08.

CORREIOS EM GREVE

Nesta segunda-feira, trabalhadores dos Correios entraram em greve em todo o Brasil, por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é evitar mudanças no plano de saúde dos funcionários, que envolvem a cobrança de mensalidades do titular e de dependentes. A categoria cruzou os braços no mesmo dia em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começou o julgamento referente ao plano de saúde, depois de trabalhadores e empresa terem, sem sucesso, tentado chegar a um acordo sobre a questão.

FORMAÇÃO DE MÉDICOS

O Ministério da Educação (MEC) vai congelar por cinco anos a abertura de cursos de medicina. A medida está pronta e deve ser publicada, em forma de decreto, pelo presidente Michel Temer nas próximas semanas. De acordo com dados do MEC, o Brasil possui 460 mil médicos, 1 para cada 434 habitantes. O número está dentro da quantidade de profissionais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1 médico para cada mil. Com base nesses índices, o ministério analisa a suspensão da abertura de graduações.

TRATAMENTO DO AUTISMO

Cientista da UnB, o neurobiólogo Renato Malcher, está pesquisando da Cannabis Sativa, conhecida popularmente como maconha, para tratar sintomas do autismo. A trajetória de estudos levou Malcher ao canabidiol, um dos princípios ativos da maconha, e está prestes a finalizar um artigo científico sobre os efeitos do extrato de maconha em casos de pacientes diagnosticados com algum tipo de autismo.

PARCEIRO COMERCIAL

Durante a cerimônia de posse do presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, neste domingo (11), o presidente Michel Temer disse que após 19 anos de tratativas, o Mercosul e a União Europeia estão próximos de fechar um acordo “em definitivo. Segundo Temer, ainda faltam alguns pontos para resolver e fechar um tratado de livre comércio com os europeus. O Mercosul busca diminuir as barreiras tarifárias para produtos como grãos e alimentos, dos quais são grandes exportadores.

O acordo com o bloco vizinho gira em torno do aumento no comércio entre os países, considerado ainda baixo..

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *