Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ SEU STAND!  
Coluna da Jerusia Arruda - Falta d’água | Jornal Montes Claros
Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Falta d’água

Pelo menos 917 municípios brasileiros apresentam algum risco relacionado à seca e à falta d’água. O número corresponde a 16% do total de cidades do país, ou uma a cada seis. O dado foi apresentado nesta terça-feira (20), pelo ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, no segundo dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília. O levantamento se refere aos municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nos últimos 180 dias. Isso significa que essas prefeituras pediram ajuda à União para lidar com a estiagem. Mas o número real pode ser maior, já que nem todos os gestores locais tomam essa atitude.

SEM CHANCE

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que vetará a proposta de liberar 40% de aulas a distância no ensino médio caso ela seja aprovada no Conselho Nacional de Educação (CNE). O CNE discute uma nova resolução de atualização da Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Médio, onde consta essa previsão, mas o ministro disse que isso não foi discutido no MEC, que desconhece a proposta, e que quem fala pelo MEC é o ministro e, portanto, a medida não será aprovada.

CHUVA DE OUTONO

Apesar de ser uma estação geralmente de poucas chuvas, o outono que começou na tarde desta terça-feira chegou com muita chuva em várias cidades do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação, que vai até o dia 21 de junho, será marcada pela chegada de massas de ar frio, que são originadas no sul do continente, trazendo uma prévia do inverno, com a temperatura caindo principalmente no centro-sul. Mas, por enquanto, a chuva ainda vai prevalecer em várias partes do país, inclusive do Distrito Federal.

SEGUNDA INSTÂNCIA

Movimentos democráticos iniciaram nesta terça-feira uma mobilização na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília-DF, para se manifestar favoravelmente às prisões em segunda instância. Os atos serão mantidos até esta quinta-feira. Os movimentos temem que as pressões exercidas sobre a Corte máxima do país salvem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 12 anos de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federa da 4ª Região) e outros envolvidos em esquemas de corrupção, crime que trava o desenvolvimento da nação.

LUCIANO PIZZATTO

O secretário de representação no Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, morreu no início da madrugada desta quarta-feira. Ele sofreu um mal súbito em um hotel na capital federal. Nascido em Curitiba em 1957, ele formou-se em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná. O ex-parlamentar foi deputado estadual por um mandato e federal por quatro legislaturas. Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalhos sobre questões de meio ambiente.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

 

Leia Também

Companhias ampliam ofertas de voos entre o Brasil e a Argentina

* Por: da redação - 26 de Abril de 2018. Companhias ampliam ofertas de voos …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. Os espaços abaixo são destinados para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anónimos (sem um nome completo e e-mail valido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *