Publicidade

Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Coluna da Jerusia Arruda – Falta d’água

Falta d’água

Pelo menos 917 municípios brasileiros apresentam algum risco relacionado à seca e à falta d’água. O número corresponde a 16% do total de cidades do país, ou uma a cada seis. O dado foi apresentado nesta terça-feira (20), pelo ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, no segundo dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília. O levantamento se refere aos municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nos últimos 180 dias. Isso significa que essas prefeituras pediram ajuda à União para lidar com a estiagem. Mas o número real pode ser maior, já que nem todos os gestores locais tomam essa atitude.

SEM CHANCE

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que vetará a proposta de liberar 40% de aulas a distância no ensino médio caso ela seja aprovada no Conselho Nacional de Educação (CNE). O CNE discute uma nova resolução de atualização da Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Médio, onde consta essa previsão, mas o ministro disse que isso não foi discutido no MEC, que desconhece a proposta, e que quem fala pelo MEC é o ministro e, portanto, a medida não será aprovada.

CHUVA DE OUTONO

Apesar de ser uma estação geralmente de poucas chuvas, o outono que começou na tarde desta terça-feira chegou com muita chuva em várias cidades do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação, que vai até o dia 21 de junho, será marcada pela chegada de massas de ar frio, que são originadas no sul do continente, trazendo uma prévia do inverno, com a temperatura caindo principalmente no centro-sul. Mas, por enquanto, a chuva ainda vai prevalecer em várias partes do país, inclusive do Distrito Federal.

SEGUNDA INSTÂNCIA

Movimentos democráticos iniciaram nesta terça-feira uma mobilização na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília-DF, para se manifestar favoravelmente às prisões em segunda instância. Os atos serão mantidos até esta quinta-feira. Os movimentos temem que as pressões exercidas sobre a Corte máxima do país salvem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 12 anos de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federa da 4ª Região) e outros envolvidos em esquemas de corrupção, crime que trava o desenvolvimento da nação.

LUCIANO PIZZATTO

O secretário de representação no Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, morreu no início da madrugada desta quarta-feira. Ele sofreu um mal súbito em um hotel na capital federal. Nascido em Curitiba em 1957, ele formou-se em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná. O ex-parlamentar foi deputado estadual por um mandato e federal por quatro legislaturas. Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalhos sobre questões de meio ambiente.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

 

Leia Também

Acesse agora as promoções de passagens de aéreas nos voos de Montes Claros para SP e Porto Seguro

* Por: da redação - 21 de setembro de 2018. Nesta sexta-feria (21/09) é possível …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *