Vaga no Bolso

Inicio » Norte de Minas » Perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba são beneficiados por projetos da Anater

Perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba são beneficiados por projetos da Anater

Perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba são beneficiados por projetos da Anater

Realizadas em parceria com a Emater-MG, as ações irão beneficiar 800 agricultores familiares norte-mineiros, sendo 600 no Perímetro Irrigado do Jaíba e 200 no Perímetro Irrigado do Gorutuba.

Perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba são beneficiados por projetos da Anater
Perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba são beneficiados por projetos da Anater

 

Uma parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai possibilitar o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural (Ater) nos Perímetros Irrigados do Jaíba e Gorutuba, no Norte de Minas Gerais.

Lançado nesta sexta-feira (08/06), o projeto tem como objetivo implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social nos dois perímetros.

Para execução do projeto serão investidos R$ 2.487.659,00, integrando 800 agricultores familiares, sendo 600 no Perímetro Irrigado do Jaíba e 200 no Perímetro Irrigado do Gorutuba, que receberão acompanhamento técnico, no período de junho de 2018 a dezembro de 2020.

Os agricultores familiares serão beneficiados com ações que vão assegurar oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater, apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, extrativismo e organização comunitária, com vistas a promover novas alternativas de mercado e agregação de valor à produção.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, que durante muito tempo trabalhou como gerente da Emater, em Janaúba, destaca a importância da iniciativa para a manutenção do serviço de assistência técnica nos dois perímetros. “Tenho acompanhado, desde sempre, os dois projetos, que são tão importantes para a economia sustentável do Norte de Minas e, diante das dificuldades ora enfrentadas, essa parceria vai garantir que o serviço de assistência técnica não sofra uma descontinuidade. Ao contrário, a tendência é que o número de famílias assistidas seja ampliado”, destaca.

Para o presidente da Emater-MG e vice-presidente da Asbraer, Glenio Martins de Lima Mariano, “a parceria entre Anater e Emater-MG para o trabalho no Jaíba e Gorutuba beneficia regiões com produção irrigada que geram muitos empregos, promovem desenvolvimento local e servem de modelo, especialmente para fruticultura, em todo Estado de Minas Gerais. Esse projeto exige assistência técnica muito especializada, com grandes equipes, e esta parceria nos permite manter este trabalho”, avalia o presidente.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto de Fortalecimento da Ater no Perímetro Irrigado do JAÍBA

Data: 08 de junho de 2018

Horário: 10h30

Local: Mocambinho – Jaíba/MG

Lançamento do Projeto de Fortalecimento da Ater no Perímetro Irrigado do GORUTUBA

Data: 08 de junho de 2018

Horário: 15 horas

Local: Auditório da EPAMIG Norte (Rodovia MGT-122, km 155) – Nova Porteirinha/MG

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não ás pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *