Últimas Notícias
Montes Claros - Comunidade celebra dia de São Cristóvão!
Montes Claros - Comunidade celebra dia de São Cristóvão!

Montes Claros – Comunidade celebra dia de São Cristóvão!

Montes Claros – Comunidade celebra dia de São Cristóvão!

Celebramos todos os anos, no dia 25 de julho o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, caminhoneiros e viajantes.

Montes Claros - Comunidade celebra dia de São Cristóvão!
Montes Claros – Comunidade celebra dia de São Cristóvão!

 

Então, você que é motorista (que trabalha nesta profissão) e ou o é, por necessidade de locomoção, aproveite a programação da Paróquia Divino Espirito Santo em Montes Claros, onde tem uma comunidade dedicada à São Cristóvão e participe desse dia especial.

Programação para hoje:
19h Novena dedicada ao santo.
19h30 Celebração Solene da Santa Missa
Em seguida – carreata pelas ruas da cidade e benção dos motoristas.
Ao final, barraquinhas com comidas típicas e sorteio da Ação entre amigos que dentre os prêmios está um carro.

A Festa de São Cristóvão é tradicional na comunidade e a cada ano, concentra com maior profundidade um número grande de fiéis que acompanham a devoção. Os festejos que iniciaram dia 13 de julho encerram hoje, dia do santo.  A comunidade neste período realizou um trabalho intenso de evangelização e crescimento espiritual aos participantes.  “O motorista que tem a devoção São Cristóvão e pede a intercessão desse santo, se torna cuidadoso com sua vida e a vida dos outros no trânsito”, disse o padre Reginaldo Cordeiro quando abordado por uma equipe de TV.

A Paróquia Divino Espírito Santo é composta pelas comunidades: São Mateus no bairro Floresta,  São Cristóvão no bairro JK, Divina Misericórdia no bairro Universitário e a Matriz Divino Espírito Santo no bairro Planalto, elevada à condição de Paróquia no dia 29 de maio de 2009. Ano que vem a Paróquia celebra 10 anos de criada.

História de São Cristóvão: Cristóvão é um nome que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado a história do santo. Segundo os registros encontrados, São Cristóvão, era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e que se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte (algumas versões dizem que se tornou um verdadeiro gigante) e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso. Assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir. Para Reprobus nenhum dos dois era corajoso o suficiente.

Reprobus encontra mais tarde um ermita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido que deveria jejuar e orar a Cristo. Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, “o que carrega Cristo”.  Ordenado por Jesus a enfiar o seu bastão no chão do deserto, uma palmeira acabou nascendo naquele lugar – um milagre que fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, mas que acabou na morte de São Cristóvão, decapitado pelo rei pagão que governava aquela região.

As fotos da festa podem ser acompanhadas pela equipe da Pascom na Fanpage da Paróquia  endereço https://www.facebook.com/paroquiadivinomoc/

COMO CHEGAR: A Igreja fica localizada à Avenida das América no bairro JK.

 

*Por Viviane Carvalho