Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Fim de Prazo

Coluna da Jerusia Arruda – Fim de Prazo

FIM DE PRAZO

Encerrado o período para a realização das convenções partidárias, o quadro de pré-candidatos à Presidência da República já está caminhando para a definição. No total, 13 candidatos foram oficializados por seus partidos, que têm até o dia 15 deste mês para registrar as chapas.

CONCORRENTE 1

O Podemos oficializou o senador Alvaro Dias como candidato a presidente. O vice na chapa será Paulo Rabello de Castro (PSC).

CONCORRENTE 2

Jair Bolsonaro (PSL) escolheu como vice o general Hamilton Martins Mourão, do PRTB, quarta opção em sua chapa. O candidato já havia recebido negativas do senador Magno Malta (PR) e da advogada Janaina Paschoal. Tentou também atrair o general da reserva Augusto Heleno (PRP), mas o partido rejeitou a aliança.

CONCORRENTE 3

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi anunciado como vice na chapa que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato. Com o eventual impedimento de Lula, Haddad se torna o “plano B” do PT, tendo a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice. O PT também contará com o apoio do PROS e o PCO.

CONCORRENTE 4

O Patriota, antigo Partido Ecológico Nacional, lançou o nome do deputado federal Cabo Daciolo como candidato. A pedagoga Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao partido, é a vice da chapa.

CONCORRENTE 5

Ciro Gomes é o candidato do PDT e terá como vice a senadora Katia Abreu, também do PDT. Candidato a presidente em 1998 e 2002, esta será a terceira vez que Ciro Gomes tentará chegar ao Palácio do Planalto.

CONCORRENTE 6

O PSDB oficializou Geraldo Alckmin como candidato e contará com apoio do PP, DEM, PR, Solidariedade, PRB, PSD, PTB e PPS. A senadora gaúcha Ana Amélia (PP) será candidata a vice. 

CONCORRENTE 7

O PSOL oficializou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos como candidato à Presidência. A líder indígena Sônia Guajajara será a vice da chapa que fará coligação com o PCB.

CONCORRENTE 8

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles será o candidato do MDB. O vice na chapa será o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, também do MDB.

CONCORRENTE 9

O PSTU oficializou a candidatura da operária sapateira Vera Lúcia para a Presidência, tendo o professor e ativista Hertz Dias como vice da chapa. O partido também decidiu que não fará nenhuma coligação.

CONCORRENTE 10

João Goulart Filho será o candidato do PPL, tendo como vice Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília.  Filho do ex-presidente João Goulart, deposto pela ditadura militar em 1964, está é a primeira vez que ele concorre ao cargo. 

CONCORRENTE 11

O partido Democracia Cristã (DC) oficializou a candidatura de José Maria Eymael para a Presidência. O vice na chapa será o pastor Helvio Costa.

CONCORRENTE 12

Marina Silva foi oficializada como candidata pela Rede. Fundadora do partido, ela terá Eduardo Jorge, do PV, como vice. Ex-deputado federal, ele também foi candidato à Presidência em 2014.

CONCORRENTE 13

O empresário João Amoêdo foi oficializado pelo Partido Novo como candidato à Presidência, tendo o professor universitário Christian Lohbauer como vice.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda