Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Eleições 2018

ELEIÇÕES 2018

As eleições gerais desse ano contam com treze candidatos à Presidência da República. Este é o pleito mais concorrido e pulverizado desde 1989, quando foram 22 concorrentes ao Palácio do Planalto. Confira quem são os candidatos, por ordem de preferência nas pesquisas de intenção de votos.

LULA (PT)

Líder nas pesquisas de intenção de voto, embora preso e enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 72 anos, tem como vice o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de 55 anos.

JAIR BOLSONARO (PSL)

Capitão da reserva do Exército, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), de 63 anos, é o representante do conservadorismo e da direita, numa chapa puro-sangue militar com o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), de 65 anos, como vice.

MARINA SILVA (REDE)

Em sua terceira tentativa de chegar à Presidência, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede), de 60 anos, disputará liderando a Rede Sustentabilidade. Seu vice é o médico Eduardo Jorge, de 68 anos, filiado ao PV, único partido aliado.

CIRO GOMES (PDT) – 12

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, de 60 anos, disputa a Presidência após dezesseis anos – Ciro concorreu ao Planalto em 1998 e 2002, pelo PPS. Aliado ao nanico Avante, Ciro tem como vice a senadora Kátia Abreu (TO), de 56 anos.

GERALDO ALCKMIN (PSDB)

Governador de São Paulo por quatro vezes, Geraldo Alckmin (PSDB), de 65 anos, recebeu o apoio dos cinco partidos que compõem o chamado Centrão (PP, DEM, PRB, PR e Solidariedade), além de PTB, PPS e PSD, e terá cerca 40% do tempo da propaganda eleitoral em rádio e TV. Sua vice é a senadora Ana Amélia (PP-RS), de 73 anos.

ALVARO DIAS (PODEMOS)

Ex-governador do Paraná e senador em terceiro mandato, Alvaro Dias (Podemos), de 73 anos, aposta no discurso de “refundar a República” e na promessa de que convidará o juiz federal Sergio Moro para ser seu ministro da Justiça.  O vice é Paulo Rabello de Castro (PSC), de 69 anos. Dias tem como principal força o sul do país e conta com o apoio dos nanicos PRP e PTC.

HENRIQUE MEIRELLES (MDB)

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, de 72 anos, filiado ao partido em abril, é o candidato do MDB e terá como principal obstáculo sua ligação com o impopular presidente Michel Temer. Aliado ao nanico PHS, o ex-ministro terá como vice o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (MDB), de 68 anos.

GUILHERME BOULOS (PSOL)

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, de 36 anos, mantém a tradição do PSOL em lançar candidatos à Presidência da República desde 2004, quando o partido foi criado. A líder indígena Sônia Guajajara, de 44 anos, também do PSOL, é a vice.

OS NANICOS

Também disputam a Presidência da República, José Maria Eymael (Democracia Cristã – 27); o deputado federal Cabo Daciolo (Patriota – 51); o ex-banqueiro João Amoêdo (Novo – 30); o escritor João Goulart Filho (PPL – 54); e Vera Lucia (PSTU – 16).

 

Jerusia Arruda