Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – 3,4 Milhões a menos

3,4 MILHÕES A MENOS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quarta-feira (26), rejeitar pedido de liminar feito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral. Cerca de 3,4 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica.

VIÉS MINEIRO

Estudo realizado pela MAPFRE Investimentos com dados dos pleitos de 1994 a 2014 mostram, por evidências estatísticas, que o candidato à Presidência vencedor em Minas Gerais deve ser o eleito no país. Isso porque o estado possui características socioeconômicas que refletem as diferentes condições do país. O levantamento considerou os votos válidos em cada estado e no Brasil recebidos pelos candidatos no primeiro turno de todas as eleições desde 1994. Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral do país, com 11% dos eleitores, atrás apenas do de São Paulo. Os eleitores dos demais seis estados que fazem fronteira com Minas Gerais contemplam 44% do eleitorado. Os mineiros podem, portanto, ser representativos de mais de 50% da população votante. 

MANIFESTO

No documento ‘‘por um Brasil Melhor’’, divulgado nesta semana pelo Clube Militar, entidade que tem ligação com integrantes da candidatura de Jair Bolasterona, diz que o Poder Judiciário é “corporativista e destoado da realidade brasileira, causando incerteza jurídica e sensação de impunidade” e o Brasil tem uma elite empresarial e política “medíocre e empobrecida moralmente, aceitando placidamente o abastardamento de nossa cultura, revelando descaso com o rumo do país”.

ZIRALDO

O escritor e cartunista Ziraldo, de 85 anos, foi internado na quarta-feira em estado grave no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele está no Centro de Terapia Intensiva (CTI). O escritor, considerado um dos maiores nomes dos quadrinhos e da literatura infantil brasileira, é criador do personagem Menino Maluquinho, que estrela livros e histórias em quadrinhos, além de dois filmes, um de 1995 e outro de 1998, com Samuel Costa no papel principal. Alegre e com imaginação fértil, o garoto anda sempre com uma panela na cabeça e uma camiseta amarela.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda