Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Adeus à rainha do rádio

Coluna da Jerusia Arruda – Adeus à rainha do rádio

ADEUS À RAINHA DO RÁDIO

Morreu na noite de sábado (29), aos 89 anos, a cantora Ângela Maria, em decorrência de uma infecção, após 34 dias internada num hospital particular de São Paulo. Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha, foi uma das cantoras mais famosas do Brasil. Conhecida como ‘A Rainha do Rádio’, ela tinha 70 anos de carreira e lançou 114 discos, vendendo mais de sessenta milhões de cópias. Entre os maiores sucessos de Ângela Maria estão “Gente humilde” e “Babalu”.

NOVO HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão, que tradicionalmente inicia a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro, neste ano foi adiado para dia 4 de novembro – primeiro domingo após o segundo turno das eleições. Com 15 dias a menos, o novo horário durará cerca de três meses, até o dia 6 de fevereiro de 2019.

JUSTIFICATIVA DO ADIAMENTO

A decisão de adiar o início do horário de verão ocorreu no final de 2017, quando o presidente Michel Temer atendeu a um pedido do ministro Gilmar Mendes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e assinou um decreto para reduzir o período com o objetivo de evitar conflitos com as eleições. A expectativa é que a medida dê mais agilidade à apuração dos votos, pois a diferença máxima de fuso horário em relação a Brasília continuará sendo de duas horas e não de três horas, como ocorre a partir da entrada em vigor do horário de verão.

APOIO MILITAR

Mais de 28 mil de militares devem atuar nas eleições deste ano, de acordo com o Ministério da Defesa. O envio das Forças Armadas foi aprovado a pedido do Tribunal Superior Eleitoral para assegurar a garantia da votação e apuração dos votos. As tropas também vão atuar no apoio logístico para o transporte de equipes da Justiça Eleitoral e das urnas.

CARRO VOADOR

A partir deste mês, começa a pré-venda do primeiro automóvel voador do mundo. O veículo, chamado de Transition, tem capacidade para dois passageiros, e é fabricado pela empresa Terrafugia, com sede no estado americano de Massachusetts. O automóvel necessita de pista para decolagem e aterrissagem, como os aviões convencionais, e pode ser usado também como um veículo terrestre normal. Em sua fase inicial, o Transition será oferecido apenas nos Estados Unidos, e seu valor ainda não foi revelado. A expectativa é que o carro voador chegue ao mercado brasileiro no ano que vem.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda