Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Abaixo da Média

Coluna da Jerusia Arruda – Abaixo da Média

ABAIXO DA MÉDIA

A Câmara dos Deputados terá na próxima legislatura a maior bancada feminina das últimas três legislaturas, mas o Brasil ainda continuará abaixo da média da América Latina em número de mulheres no Legislativo. Segundo balanço feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), houve crescimento de 15% no total de mulheres eleitas para a Câmara, mas isso ainda é “insuficiente para equilibrar a participação de homens e mulheres no exercício da função de legislar e fiscalizar em nome do povo brasileiro”. 

ELEITAS

Das 77 mulheres eleitas para a próxima legislatura da Câmara, 47 são novatas. Outras 30 foram reeleitas. Das que exercem mandato, 14 não se reelegeram. Entre as eleitas 10,4% têm parentesco com políticos tradicionais, o que corresponde a oito integrantes de famílias de políticos.

ELEIÇÕES NO DF

Eleitores do Distrito Federal irão às urnas no próximo dia 28 para escolher o novo governador do DF. A disputa é entre os candidatos Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB). O advogado e empresário Ibaneis Rocha Barros Junior, de 47 anos, disputa um cargo público pela primeira vez. Ele é o postulante ao governo do DF com o maior patrimônio declarado no Tribunal Superior Eleitoral (R$ 93.720.602,57). Já Rodrigo Sobral Rollemberg, de 59 anos, é candidato à reeleição. Rollemberg foi deputado distrital duas vezes, deputado federal duas vezes e senador. Também trabalhou como secretário de Turismo no governo de Cristovam Buarque e como secretário nacional de Inclusão Social no Ministério de Ciência e Tecnologia, durante o primeiro governo Lula.

QUALQUER BANCO

A partir de agora, boletos com valores acima de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco após o vencimento. Mas a regra só vale para os documentos que já estiverem cadastrados na nova plataforma de cobranças desenvolvida pela Febraban.

VEÍCULOS DO MERCOSUL NO BRASIL

A Justiça suspendeu a adoção das placas do Mercosul para veículos no Brasil, alegando existir problemas na adoção do novo sistema. O pedido de suspensão foi feito pela associação das empresas de placas automotivas de Santa Catarina. As placas começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro no dia 11 de setembro. De acordo com o cronograma do governo, até o dia primeiro de dezembro, os demais estados deverão fazer o mesmo.

PAUTA DO SENADO

Entre as propostas previstas para análise do Senado nesta terça-feira (16) estão o projeto de lei que trata da privatização de distribuidoras de energia elétrica e o que destina 10% das multas ambientais para a arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Além dessas propostas, há mais sete projetos de decreto legislativo para ratificar acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro. 

PAUTA CONJUNTA

Em sessão conjunta do Congresso Nacional nesta quarta-feira (17), deputados e senadores que deverão apreciar 16 vetos presidenciais. Na pauta de votações, está o veto ao projeto de conversão da Medida Provisória 827/18, que regulamenta o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda