Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Vagas para Médicos

Coluna da Jerusia Arruda – Vagas para Médicos

VAGAS PARA MÉDICOS

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (16) que fará ainda este mês a seleção para contratar profissionais brasileiros em substituição aos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos. A pasta finaliza a proposta de edital para preencher 8.332 vagas deixadas pelos cubanos. As medidas são pauta de reunião do governo brasileiro com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A expectativa do ministério é que os médicos brasileiros selecionados nesta nova etapa comecem a trabalhar nos municípios imediatamente após a seleção, o que deve ocorrer ainda este ano.

MÉDICOS CUBANOS

Os quase 8.400 profissionais cubanos que atendem o programa Mais Médicos, do governo federal, começam a deixar o Brasil no próximo dia 25 e devem estar fora do país até 25 de dezembro. As datas foram comunicadas governo de Cuba ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

DIREITOS HUMANOS

O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias acredita que o desrespeito aos direitos humanos no Brasil vai aumentar. Ele vê “ameaças claras aos direitos humanos” em discursos e propostas de políticos eleitos em outubro e que assumirão cargos públicos em janeiro, como o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e os governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

REAÇÕES EXTERNAS

Os também ex-ministros Celso Amorim e Rubens Ricupero veem sinais de problemas diplomáticos à frente para o Brasil por causa de incidentes que provocam reações de outros países. A preocupação é com a imagem do país no exterior a partir de declarações e decisões anunciadas nas últimas semanas pela equipe do futuro governo Bolsonaro.

ADEUS AO CRIADOR DA AMARELINHA

Morreu na última quinta-feira (15), na cidade gaúcha de Pelotas, o criador da camiseta amarela da seleção brasileira, Aldyr Garcia Schlee, aos 83 anos. O escritor foi quem colocou as cores da bandeira nacional do Brasil no uniforme da seleção em 1954. A ideia era substituir a camisa branca do trágico “Maracanazo”, quando a Seleção foi derrotada em pleno Maracanã pelo Uruguai, por 2 a 1, na final da Copa de 1950. Aldyr Schlee lutava contra um câncer de pele desde 2012 e que havia se espalhado para outros órgãos. A Prefeitura de Pelotas decretou luto de três dias pelo falecimento do escritor.

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda