Últimas Notícias

Aeronave do SAAV será apresentada na próxima sexta-feira no Norte de Minas

Aeronave do SAAV será apresentada na próxima sexta-feira no Norte de Minas

O helicóptero que passará a atender de forma definitiva as ocorrências de urgência e emergência na área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, será apresentado no dia 30 de novembro.

Aeronave do SAAV será apresentada na próxima sexta-feira no Norte de Minas
Aeronave do SAAV será apresentada na próxima sexta-feira no Norte de Minas

 

Desde o dia 12 de outubro, Montes Claros e toda região do Norte de Minas conta com uma aeronave cedida pelo Governo do Estado, enquanto o trâmite de documentação do veículo novo adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde não ficava pronto. Durante o evento, também será apresentada a equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida, formada por socorristas do SAMU Macro Norte e militares do Batalhão de Forças Aéreas do Corpo de Bombeiros, que passou por diversos treinamentos para assumir a nova missão.

Com o novo helicóptero, modelo AS 350 B3, os municípios do Norte de Minas contarão com um suporte que trará mais agilidade aos atendimentos em situações de catástrofe com múltiplas vítimas e ao transporte de pacientes em estado grave. A aeronave possui equipamentos para o atendimento aeromédico, como desfibrilador, incubadora, oxigênio, maca entre outros. Assim, será utilizada nos atendimentos pré-hospitalar, nas transferências inter-hospitalares; além de realizar transporte de órgãos e tecidos.

Para realizar os atendimentos aeromédicos, o SAMU Macro Norte contava com a parceria da Polícia Militar na utilização do helicóptero. Em 2017, o SAMU realizou oito transferências de pacientes em estado grave, através do helicóptero da PM. A aeronave também foi utilizada em grandes catástrofes como o atentando na Creche Gente Inocente em Janaúba. No dia, várias crianças precisaram ser transferidas de helicóptero para hospitais de Montes Claros e Belo Horizonte. No início deste ano, quase 40 pessoas ficaram feridas e treze morreram em um grave acidente envolvendo cinco veículos na BR-251, em Grão Mogol. O SAMU contou novamente com a parceria dos militares para o socorro dos feridos.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, lembra que a aeronave, assim como o serviço de ambulância, estará disponível através dos telefones 192 e 193. “A equipe médica reguladora ficará responsável pela avaliação da ocorrência e solicitação do helicóptero em casos de urgência”, conta como será realizada a triagem do serviço que se dá graças à parceria entre SAMU e Bombeiros.

O presidente do Consórcio, Silvanei Batista, afirma que a aeronave possibilitará um salto na qualidade do serviço de urgência e emergência no Norte de Minas. “A nova ferramenta trará mais eficiência aos atendimentos de alta complexidade, facilitando o transporte de pacientes que em locais de difícil acesso, encurtando as distâncias. Pois, com o helicóptero, diminuiremos drasticamente o tempo-resposta aos atendimentos garantindo, assim, uma maior sobrevida dos nossos pacientes”. A cerimônia de apresentação do helicóptero será no dia 30, às 15 horas, na sede do Cisrun, localizada na Avenida Francisco Peres, nº 200, bairro Interlagos, Montes Claros.