Últimas Notícias

Mais de 1 milhão de advogados no Brasil?

Mais de 1 milhão de advogados no Brasil?

Até alguns anos atrás algumas profissões eram extremamente concorridas e o número de profissionais habilitados a exercer sua profissão em áreas como medicina, engenharia e direito era muito mais reduzido. Entre essas profissões a advocacia teve um crescimento fora do comum, já ultrapassando a marca de 1 milhão de advogados inscritos na OAB.

Mais de 1 milhão de advogados no Brasil?

 

Alguns fatores podem ser indicados como determinantes para esse aumento no número de profissionais habilitados ao exercício da profissão em todo o país. O número elevado de novas faculdades de Direito é um desses fatores. No Brasil hoje existem mais de 1.300 cursos de Direito, um número inimaginável anos atrás. Só em 2018 o MEC autorizou a abertura de mais de 100 novas faculdades de Direito no país, e esse número deve aumentar rapidamente.

Outro fator apontado como um dos causadores dessa explosão de cursos são as novas áreas de atuação do Direito. Enquanto nos anos 1990 os escritórios de advocacia brasileiros atuavam em cerca de 10 áreas, hoje existem mais de 40 novas áreas que necessitam de advogados, como é o caso do Direito da Energia, Direito Internacional, Direito Esportivo ou o Direito de Compliance.

Essa onda de novos profissionais faz com que a concorrência na área seja cada vez mais acirrada, o que é visto por muitos como um problema, já que toda essa concorrência pode acabar fazendo com que a profissão se desvalorize.

Entre os estados com maior número de advogados inscritos na OAB, as regiões sul e sudeste são as que possuem o maior número de advogados inscritos na ordem. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideram o ranking dos advogados no país.

Portanto, para quem precisar de algum dos serviços prestados por advogados Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo oferecem a maior variedade de profissionais que podem trabalhar nas mais variadas causas.

Do outro lado da lista, a região Norte do país é a que conta com menos profissionais do Direito para atender a população em suas causas. Roraima, com pouco mais de 1.700 advogados é o estado com menos advogados no Brasil, seguido por Amapá, Acre e Tocantins.

Muitos especialistas apontam também para a quantidade de advogados aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Antes conhecido por ser extremamente difícil e possuir uma taxa de aprovação muito baixa, hoje o exame aprova cada vez mais, enchendo os quadros da Ordem com advogados recém-formados prontos para entrar na competição em um mercado cada vez mais inchado.

Eles atentam também para os problemas que essa concorrência pode trazer para a profissão. Se num primeiro momento essa concorrência afeta principalmente os jovens advogados, em breve até os mais experientes serão afetados por fatores como a redução nos valores dos honorários.

Mesmo diante de cenários e necessidades totalmente novos, o número de advogados hoje no Brasil é preocupante pois além da concorrência enorme entre os profissionais, a população pode sofrer com a redução da qualidade dos serviços prestados por esses profissionais, o que pode criar um verdadeiro caos em um país que tem mais advogados do que nações como a China e os Estados Unidos.

Por isso é cada vez maior o número de pessoas que levantam a questão sobre a necessidade de um número tão grande de advogados no país. Por que tantos advogados?