Últimas Notícias

Santa Casa de Montes Claros lança projeto de incentivo à solidariedade

Santa Casa de Montes Claros lança projeto de incentivo à solidariedade

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Santa Casa de Montes Claros lançou o projeto “Escola Solidária”. O objetivo da iniciativa, de acordo com o diretor de Marketing e Comunicação, Hugo Soares, é despertar nas crianças uma consciência cidadã, através de ações que demonstrem bons valores e posturas solidárias desde a infância.

Santa Casa de Montes Claros lança projeto de incentivo à solidariedade
Santa Casa de Montes Claros lança projeto de incentivo à solidariedade

 

“Exemplo é tudo. A criança começa a formar o seu entendimento e caráter já na chamada primeira infância. Sabendo que os primeiros sete anos de vida são os mais importantes na formação do caráter dos indivíduos e que estes devem ser repletos de ações positivas, no intuito de contribuir, para a formação de um cidadão íntegro”, diz.

O superintendente do hospital, Maurício Sérgio, também ressalta que o projeto desperta a consciência de responsabilidade social durante a infância, momento em que as crianças começam a reproduzir no dia a dia tudo aquilo que elas têm como o certo. “Propusemos para algumas escolas da cidade ações com a finalidade de estimular nas crianças o desejo de solidariedade, carinho e amor ao próximo”, fala.

Hugo explica que as ações desenvolvidas nas escolas buscam conscientizar as crianças sobre a necessidade de ajudar quem precisa. Nesta perspectiva, como exemplo de campanhas de cunho social, é apresentado para a comunidade escolar o papel e a importância do serviço prestado pela Santa Casa na região. “Contamos com o apoio de aproximadamente 500 voluntários no hospital. Eles desenvolvem ações como  distribuição de café para pacientes, visita nos leitos, captação de doadores de sangue, brinquedos, escuta espiritual entre outras”, afirma.

Ele explica que a ideia da “Escola Solidária”, através da responsabilidade social, é levar essa iniciativa para além do hospital. Ao todo, 10 escolas participam da ação. Entre elas estão o Colégio Coteminas e a Escola Estadual Francisco Sá. Durante o mês de outubro, o Colégio Coteminas preparou uma gincana dentro dessa proposta. Em clima de solidariedade, os alunos arrecadaram o total de 361 kg de alimentos (valor estimado em R$ 2.864,00 – dois mil oitocentos e sessenta e quatro reais). A s doações foram destinadas à Santa Casa de Montes Claros.

A Escola Estadual Francisco Sá também preparou uma gincana junto aos estudantes. A diretora do educandário, Elaine Páscoa Barbosa, conta que a ação contou com o envolvimentos dos 800 alunos da instituição. “Durante uma semana nossas crianças participaram dessa competição saudável. Nos surpreendemos com o esforço deles, pois conseguiram uma quantidade considerável de itens que são considerados caros, como é o caso das fraudas geriátricas. Também ficamos muito contentes com o convite da Santa Casa, pois conseguimos trabalhar atitudes legais que podem ser colocadas em prática de várias maneiras”, diz.

O material e a quantidade arrecadada pelos alunos da E. E. Francisco Sá, será revelado no próximo sábado, 1º de dezembro. Na oportunidade, os itens, como fraudas geriátricas/infantis, algodão, gases, entre outros, serão entregues para a Santa Casa de Montes Claros.