Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Nem, Nem

Coluna da Jerusia Arruda – Nem, Nem

NEM, NEM

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam. O levantamento ainda aponta que 49% dos jovens se dedicam exclusivamente ao estudo ou capacitação, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo. Os dados da pesquisa envolveram mais de 15 mil jovens entre 15 e 24 anos de nove países da América Latina. A média brasileira ficou acima da média da região, de 2% de jovens que não estudam nem trabalham.

PEDIDO DE VISTA

Depois de dois votos contrários ao pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal do recurso que pedia a liberação do petista e a anulação da condenação na Operação Lava Jato. Na ação, a defesa de Lula alega parcialidade na atuação de Sergio Moro nas ações contra o ex-presidente. Gilmar Mendes justificou o pedido dizendo que se trata de “tema controvertido”.

PARTE DO PASSADO

Antes do início do julgamento do pedido de habeas corpus, o futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que os processos relativos ao ex-presidente Lula fazem parte de seu passado. “A questão relativa ao ex-presidente Lula pertence à Justiça, não ao futuro ministério. Isso faz parte do meu passado. Não tenho nenhum comentário a fazer a esse respeito”, disse.

CELULAR IRREGULAR

Começa no próximo sábado o bloqueio de celulares irregulares em mais dez estados, entre eles: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A medida visa combater o uso de aparelhos falsificados, roubados, clonados ou não homologados e, de acordo com a Anatel, os usuários já estão recebendo mensagens de SMS, informando que o aparelho irregular será bloqueado. O bloqueio de celulares irregulares começou pelo Distrito Federal e Goiás em maio deste ano. No site da Anatel é possível verificar se o celular apresenta alguma irregularidade.

APOIO

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu na terça-feira (04) a bancada de parlamentares do MDB na Câmara dos Deputados e pediu apoio para aprovar reformas no Congresso Nacional. A reunião ocorreu no Centro de Cultura Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília. Na reunião, Bolsonaro disse ser necessária a aprovação de reformas para tirar o país da situação crítica em que se encontra, mas garantiu que não exigirá sacrifícios da população.

 

Jerusia Arruda