Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Luz mais barata

Coluna da Jerusia Arruda – Luz mais barata

LUZ MAIS BARATA

Após dois anos de forte alta na conta de luz, os brasileiros terão um alívio em 2019, com reajustes bem abaixo das taxas de 2017 e 2018. Neste ano, o preço da energia elétrica deverá fechar com aumento médio em 15%. Já em 2019, a tarifa deverá ficar com o preço estável, com elevação média de 0,38%.

REPRESENTANTE DE ISRAEL

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deverá desembarcar no Brasil na sexta-feira (28), mas não ficará para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. Sua presença já havia sido confirmada e era tida pelo governo de transição como um dos principais trunfos do futuro mandatário na esfera internacional. Acusado de corrupção em várias investigações criminais, o primeiro-ministro decidiu encurtar a estada no Brasil, e sua partida está prevista para o domingo (30). Mas a decisão ainda pode mudar.

ÁGUA DESSALINIZADA

Pelo Twitter, o presidente eleito Jair Bolsonaro informou na terça-feira (25), que a parceria entre Brasil e Israel para melhorias no Nordeste brasileiro está “muito bem encaminhada”. Ele anunciou que o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitará, em janeiro, instalações de dessalinização e plantações, e o escritório de patentes em Israel. A proposta do futuro presidente é instalar ainda em janeiro um piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar.

ÁGUA DA UMIDADE DO AR

Na nota publicada em seu perfil no Twitter, o futuro presidente diz também que estuda testar uma tecnologia que produz água a partir da umidade do ar em escolas e hospitais da região. “Poderemos, inclusive, negociar a instalação de fábrica no Nordeste para venda desses equipamentos no nosso mercado.”

FIM DE PRAZO

Presos e doentes graves têm até sexta-feira (28) para fazer saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O serviço acabou no ano passado para a maioria dos trabalhadores, mas há uma exceção: aqueles que estavam presos ou com uma doença grave e não puderam ir a uma agência da Caixa Econômica Federal entre 10 de março e 31 de julho de 2017. Os doentes e presos que não fizeram o saque terão que comprovar que não tiveram como ir até uma agência da Caixa durante o prazo normal da liberação.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda