PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Novo Slogan

Coluna da Jerusia Arruda – Novo Slogan

Coluna da Jerusia Arruda – Novo Slogan

NOVO SLOGAN

O governo federal lançou pelas redes sociais, do governo e do próprio presidente Jair Bolsonaro, a logomarca com o novo slogan do governo: Pátria Amada Brasil. O vídeo destaca algumas das plataformas da campanha de Bolsonaro, como o combate à corrupção e à “erotização de crianças”. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que, com o lançamento da nova logomarca pelas redes sociais, houve uma economia de mais de R$ 1,4 milhão para os cofres públicos. De acordo com a nota, esse seria o custo previsto caso a divulgação fosse feita pelos canais de TV.

CONGRESSO RENOVADO

A partir de 1º de fevereiro, o Congresso Nacional inicia uma nova legislatura, com expressiva renovação de seus membros. No Senado Federal a renovação é de 85%, a maior da história da casa. Isso significa das 54 cadeiras em disputa, apenas oito serão ocupadas por senadores reeleitos. As outras 46 serão ocupadas por novos senadores, sendo que quatro deles já ocuparam o cargo anteriormente: Esperidião Amin (PP-SC), Flávio Arns (Rede-PR), Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) e Jayme Campos (DEM-MT).

RENOVAÇÃO NA CÂMARA

Já na Câmara dos Deputados, o índice de renovação será de 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa. Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. Nas eleições de outubro foram eleitos 243 deputados “novos” (de primeiro mandato) e reeleitos 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. Ou seja, 56,5% dos deputados que se candidataram à reeleição foram reeleitos. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

RENOVAÇÃO POR PARTIDO

O PSL foi o partido que ganhou mais deputados novos, 47 de uma bancada de 52 parlamentares. Em segundo lugar ficou o PRB (18 novos parlamentares), seguido por PSB (16), PT (15), PSD (14), PP e PDT (12 cada) e DEM (10). Os outros partidos elegeram menos de dez novos deputados.

SÉRIE HISTÓRICA

Desde a eleição de 1994, o percentual de renovação na Câmara ficou abaixo de 40%, de acordo com os dados da Secretaria-Geral da Mesa. A média de 1994 até 2014 foi de 37%. Três eleições tiveram o menor índice de renovação: 1994, 1998 e 2002. Até então, a eleição com maior número de novos nomes havia sido a de 1990, com 46% de renovação.

CONTRADIÇÕES

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro se ”equivocou” e o governo não vai aumentar impostos. Na sexta-feira (04), Bolsonaro informou que iria reduzir a alíquota máxima do imposto de renda, de 27,5% para 25%, e aumentar o IOF, imposto sobre operações financeiras. No fim do dia, Onyx declarou que um dos princípios do atual governo é não aumentar a carga tributária.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *