Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Reunião Ministerial

Coluna da Jerusia Arruda – Reunião Ministerial

Coluna da Jerusia Arruda – Reunião Ministerial

REUNIÃO MINISTERIAL

Uma semana depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro volta a reunir os 22 ministros nesta terça-feira (08). Ele quer ouvir cada um sobre os planos para este mês, eventuais propostas de enxugamento e perspectivas. Também estará em discussão o texto da reforma da Previdência que deverá ser apresentado ao Congresso Nacional.

DESMENTIDO

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a cerimônia de posse dos presidentes dos bancos públicos, nesta segunda-feira, no salão nobre do Palácio do Planalto, para deixar claro que seu o time está unido Tanto o presidente quanto o ministro Paulo Guedes alinharam o discurso após a caótica sexta-feira da semana passada, quando o presidente afirmou que haveria mudança na alíquota do IOF e acabou sendo desmentido por membros da equipe econômica e pelo ministro da Casa Civil.

ACEITAÇÃO

Em seu discurso, Bolsonaro disse que reconhecer o desconhecimento dele e de seus ministros em muitas áreas é sinal de humildade. “Tenho certeza, sem qualquer demérito, de que eu conheço um pouco mais de política que o Paulo Guedes, e ele conhece muito, mas muito mais de economia do que eu”, disse.

USO POLÍTICO

Sobre os bancos públicos – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES -, assunto da cerimônia, o ministro Paulo Guedes disse que as instituições foram até agora vítimas do uso político e que isso vai acabar. “A população brasileira cansou de assistir a esse desvirtuamento e, nesse caso, usando a máquina de crédito do Estado. Os bancos públicos se perderam em grandes problemas com piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político que se associaram contra o povo brasileiro”, avaliou.

CAIXA-PRETA

No início da manhã, pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro falou em abrir a caixa-preta, não só do BNDES, mas de todos os órgãos do governo. No evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou que pretende abrir todos os atos de governo e que não haverá cláusula de confidencialidade de atos passados.

BANDEIRA VERDE

A bandeira tarifária nas contas de energia do Brasil deve continuar verde em fevereiro, sem a cobrança de taxa extra. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a situação sinaliza boa condição dos reservatórios das hidrelétricas, apesar do consumo elevado de eletricidade resultante do forte calor. Além disso, há previsão de chuvas para a próxima semana nos reservatórios do Sudeste, principal região consumidora de energia elétrica do país.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *