Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Troca-troca em Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Troca-troca em Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Troca-troca em Brasília

TROCA-TROCA EM BRASÍLIA

Com a mudança do governo, o clima no Distrito Federal é de tensão nos corredores dos órgãos públicos. A troca dos titulares dos cargos causa inquietação e até conflitos. Na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o presidente Alex Carreiro se recusou a deixar o cargo após ser demitido pelo chanceler Ernesto Araújo e informou, em nota, que foi nomeado para o cargo “pelo presidente da República, Jair Bolsonaro”, e trabalhou normalmente nesta quinta-feira. 

INDULTO HUMANITÁRIO

O governo de Jair Bolsonaro trabalha na elaboração de um decreto para indulto de condenados com doenças graves ou terminais, ou submetidas a medidas de segurança. Apesar de o presidente ter dito, antes de assumir, que não indultaria presos, a ideia é dar um viés humanitário à medida. A medida está em discussão no Ministério da Justiça e pode ser editada até o final do mês.

ELEIÇÃO SECRETA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, decidiu manter votação secreta para a eleição da Mesa do Senado. Com isso, Toffoli derrubou a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que em dezembro determinou que a votação, marcada para o início de fevereiro, fosse aberta. Toffoli já havia rejeitado o pedido do deputado eleito Kim Kataguiri para que a votação para o comando da Câmara fosse aberta. O ministro entendeu que a votação para comando do Senado e da Câmara é questão interna e deve ser definida pelos parlamentares e disse que as duas Casas têm autonomia para a decisão.

RETOMADA

Nesta quinta-feira (10), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu no Supremo Tribunal Federal que o ex-presidente Michel Temer e os ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha sejam investigados de forma conjunta no inquérito sobre o suposto recebimento de propina da empreiteira Odebrecht. Na manifestação enviada hoje ao STF, Raquel Dodge afirmou que, com o fim do mandato de Temer, as acusações imputadas contra os três acusados são conexas e devem ser julgadas conjuntamente em uma única instância. O Supremo ainda vai julgar definitivamente em qual tribunal o caso vai tramitar.

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL

Os preparativos para o carnaval 2019 em Brasília já estão a todo vapor. Blocos de rua, festas e shows prometem aquecer os foliões na capital até o início de março, quando a festa chega pra valer. A partir desta semana os organizadores dos blocos de rua iniciam uma série de bailes e encontros carnavalescos, num esquenta para a folia, com opções para todas as idades e em todas as regiões do DF.

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *